11º Batalhão de Bombeiros recebe homenagem pelo apoio a Brumadinho

Publicada em 07/05/2019 17:06

11º Batalhão de Bombeiros recebe homenagem pelo apoio a Brumadinho

O 11º Batalhão de Bombeiros recebeu nesta segunda-feira (6), no auditório da corporação, moção de aplausos concedida pela Câmara Municipal de Ipatinga, pelos serviços realizados de resgate às vítimas de Brumadinho. A moção foi indicação do vereador Adiel Oliveira e aprovada no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga.

O 11º Batalhão de Ipatinga enviou a primeira equipe para Brumadinho em 7 de fevereiro de 2019, composta por seis militares, sendo cinco praças e um oficial. Desde então, o 11º Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em Ipatinga, continua enviando homens em ciclos de revezamento para atuarem nas operações no acidente envolvendo a barragem da Companhia Vale, na cidade de Brumadinho. As buscas não possuem data para serem encerradas.

Essa participação se desenvolve com outras corporações do Brasil, como as dos Estados de Mato Grosso e Sergipe, que também se encontram nas operações. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o principal trabalho de busca é realizado através de binômio (dupla de homem e cão), além de máquinas pesadas para revirar a lama. Conforme dados atualizados do gabinete militar do Governo de Minas, foram localizadas 395 pessoas, sendo 236 óbitos e 34 ainda continuam desaparecidos.

A reunião contou com a presença do Coronel Silvane Givisiez (comandante do 5º Comando Operacional de Bombeiros), do Tenente-Coronel Nunes (comandante do 11º Batalhão de Bombeiros Militar), e de integrantes da corporação que tiveram no resgate. Na oportunidade, o Cel. Silvane ressaltou os esforços realizados pelos bombeiros de Minas Gerais na operação Brumadinho.

“Nossas equipes não pararam e estão em revezamento para trabalhar no resgate. Recentemente, foi encontrado mais um corpo, e a gente sabe da importância para os familiares. Ficamos felizes com o reconhecimento da população pelo nosso trabalho”, disse o comandante do 5º COB.

O vereador Adiel Oliveira ressaltou o empenho do 11º Batalhão. “A gente sabe que a lama é muito tóxica e que alguns profissionais já apresentam alterações nos exames sanguíneos. Eles não se acovardam e vão para o fronte cumprir sua missão. Por esse motivo, fizemos a indicação que foi prontamente aprovada pela Câmara. Uma forma de homenagear verdadeiros hérois”, disse o vereador.