Início do conteúdo

Aprovado projeto de lei que institui a Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Infantil


Publicada em 24/07/2019 18:50

Aprovado projeto de lei que institui a Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Infantil

A semana de Conscientização, Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer Infantil será realizada anualmente em Ipatinga, na semana do dia 23 de novembro, considerado como Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Essa foi a proposta aprovada por unanimidade pelos vereadores nesta quarta-feira (24). 

Segundo a autora do projeto, vereadora Márcia Perozzini, "devido às pesquisas feitas, conversas com profissionais da área e registros da doença na própria família, surgiu a ideia de apresentar o projeto para fortalecer o debate com sociedade e ampliar o conhecimento no que se refere à prevenção e ao combate.”

O câncer infanto-juvenil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).

Também acometem crianças e adolescentes o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), tumor germinativo (das células que originam os ovários e os testículos), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles).

Assim como nos países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.
 

Início do rodapé