Executivo responde a Mirins sobre indicações apresentadas

Publicada em 08/08/2019 16:09

Executivo responde a Mirins sobre indicações apresentadas

A Prefeitura de Ipatinga encaminhou à Câmara Mirim, respostas de indicações feitas por vereadores mirins de legislaturas passadas e da atual. Como os estudantes não têm legalidade para propor leis, eles legislam com indicações que são encaminhadas ao Executivo e que, tem gerado bons frutos para o município. “Tanto que algumas delas viraram leis, como, por exemplo, a que determinou que as novas construções passassem a ter uma área não coberta para que receba as águas das chuvas e sirva área de escoamento”, disse a assessora de políticas públicas Natália Pedrosa, que é a responsável pela coordenação da Câmara Mirim.

Outros órgãos estaduais, como a Secretaria Regional de Educação, também recebe estas indicações, quando se trata de propostas para as escolas públicas estaduais.

Das respostas atendidas podemos citar “a manutenção completa do sistema de iluminação do campo do Nova Esperança; Já a Secretaria de Educação informou que a Escola Terezinha Nívea de Oliveira Lopes possui vagas suficientes para atender aos moradores do Esperança e aos novos residentes do Bairro Nova Esperança que receberá, em breve,  240 novos apartamentos.

Coube a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer informar que o município já dispõe de aulas de artes cênicas todas às quintas-feiras, das 13h às 17h no Galpão I, do Parque Ipanema.

Para o presidente da Câmara, vereador Jadson Heleno, as respostas da Prefeitura demonstram sensibilidade e responsabilidade em atender aos estudantes que se tornaram vereadores mirins e que contribuem com a política adulta no município.

Mais – As indicações deste mês se agosto se referem a propor parceria das faculdades que possuem curso de psicologia com a Prefeitura, com o objetivo de proporcionar aos alunos estágio, e aos alunos que precisam de alguma ajuda psicológica, atendimento.

Ministração de palestras nas escolas públicas municipais, a respeito do abuso sexual, bullying, autoestima, depressão e também sobre o amor; Reforço e variação de alimentos servidos na hora do lanche na escola Municipal Deolinda Tavares, “pois o que está sendo servido não sacia nossa fome, o que avaliamos que prejudica o aprendizado”, disse a vereadora mirim Maria Eduarda Costa.

Por fim, os alunos propuseram ainda que as Escolas Municipais tenham aulas mais dinâmicas, com o objetivo de explorar o ambiente escolar o que trará conhecimento teórico e prático para uma melhor aprendizagem diária.

A palestra deste mês foi realizada pelo advogado Wagner Santos e o tema foi A vida é de escolhas. Ele falou sobre o amor próprio, as novas tecnologias e sua influência sobre a vida das pessoas.