Projeto que visa conscientização e descarte correto de lixo é aprovado

Publicada em 26/08/2019 16:29

Projeto que visa conscientização e descarte correto de lixo é aprovado

Entitulado Eu cuido do meu lixo, projeto prevê estimulo ao correto descarte do lixo gerado

Aprovado nesta segunda-feira (26), por unanimidade, Projeto de Lei que institui no Calendário Oficial do Município de Ipatinga a Semana da Conscientização "Eu cuido do meu lixo". A semana, que será comemorada anualmente na primeira semana do mês de Junho, tem como objetivo estimular atividades culturais, debates, palestras e seminários, a fim de educar e conscientizar a população sobre a correta destinação do lixo.

Para a autora da proposta, vereadora Márcia Perozini, o projeto é necessário para estimular nos moradores de Ipatinga, a mudança de hábito em relação ao meio ambiente e o descarte incorreto do lixo. “Queremos sensibilizar a sociedade a respeito do cuidado na geração e destinação dos resíduos orgânicos e inorgânicos”, disse a autora Márcia Perozzini.

Segundo ela, "a destinação inadequada de resíduos acaba por contaminar o meio ambiente, mas se cada um fizer a sua parte, todos nós teremos uma cidade mais limpa e melhor”, comentou.

Pela proposta aprovada, nesta semana de conscientização, o debate será estimulado entre diversos setores, a exemplo de instituições religiosas, escolas, empresas, dentre outras. “A implantação desse projeto de cunho pedagógico, a partir da conscientização principalmente das crianças, é fundamental porque nossas mudanças de comportamento passam pela educação, precisamos cada um fazer a nossa parte”, disse Márcia Perozzini.

Segundo dados do VGresíduos, são gerados por ano 78,3 milhões de toneladas de resíduos no Brasil. Desse volume, 7 milhões de toneladas de resíduos não foram coletados e, consequentemente, tiveram destino inapropriado, ou seja, 10% de tudo que é coletado é descartado de forma incorreta.

Outro dado que chama a atenção diz respeito ao aproveitamento. De acordo com dados do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), apesar de 30% de todo o lixo produzido no Brasil ter potencial de reciclagem, apenas 3% de fato é reaproveitado.

“Dados alarmantes que justificam o debate sobre o tema e os esforços no sentido de nos educar a gerarmos menos lixo e, ao mesmo tempo, dar destinação correta ao lixo gerado”, finalizou a vereadora Márcia Perozini.

(imagem: www.euamoipatinga)