Vereadores do Vale do Aço protocolam reivindicações sobre Programa de exploração da BR 381

Publicada em 03/09/2019 16:49

A presidente da Comissão de Abastecimento, Indústria, Comércio, Agropecuária e Defesa do Consumidor, vereadora Cassinha Carvalho, liderou uma comitiva de vereadores do Vale do Aço em agenda com o coordenador de Infraestrutura da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Thales Carvalho, em Belo Horizonte.

O objetivo da reunião foi entregar ao gestor da ANTT um documento com as contribuições colhidas na Audiência Pública sobre a BR-381, realizada no último dia 27 de agosto, na Câmara de Ipatinga.

“Encaminhamos todas as reivindicações de vários segmentos da sociedade civil organizada, da população, dos representantes do poder público dos municípios da nossa região. Estamos confiantes de que nossas solicitações serão apreciadas e acolhidas por esta agência reguladora”, afirmou Cassinha Carvalho.

Compuseram a comitiva os vereadores de Ipatinga Nilsin da Transnil e Avelino Cruz, também integrantes da comissão, Nereu Nunes, de Periquito, Ivair Camilo, de Timóteo e Everton Januário, de Naque. Durante a reunião, os participantes falaram sobre as praças de pedágio, valor de conclusão da obra e alças de acesso que deverão ser implantadas ao longo da rodovia.

O coordenador de infraestrutura da ANTT, disse ter ficado surpreso com a movimentação dos agentes políticos do Vale do Aço. “Participei de outras audiências realizadas pela agência e não vi engajamento como o desta comitiva”, comentou. “Não posso afirmar que todas as reivindicações serão acatadas, mas posso confirmar que as contribuições serão avaliadas com o devido cuidado pela empresa que conduz o estudo”, comenta Thales Carvalho.

Além da entrega do documento físico às autoridades da ANTT, Cassinha Carvalho também protocolou as contribuições do Vale do Aço no site da agência. Também receberam uma cópia dos documentos os deputados estaduais Bernardo Barto e Agostinho Patrus, e a deputada federal Alê Silva.

Conforme cronograma da ANTT, a próxima etapa será a apresentação das respostas aos questionamentos feitos nas audiências públicas.  A data está prevista para o mês de outubro.