TRE libera urnas eletrônicas para votação na eleição da Câmara Mirim de Ipatinga

Publicada em 23/09/2019 16:42

Comitiva de vereadores e servidores esteve em Belo Horizonte para conferir os dados instalados dos candidatos no equipamento

Coordenadores da Câmara Mirim de Ipatinga estiveram em Belo Horizonte nesta segunda-feira (23), na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), assinando convênio de uso das urnas eletrônicas.

Rosa Maria Beleza, analista judiciária da Seção de Apoio as Eleições do TRE, presente à reunião, explica que, para a disputa da Câmara Mirim que ocorre no próximo dia 3 de outubro, o sistema de votação será o mesmo dos eleitores adultos, com nome dos alunos e número com possibilidade de apuração após as eleições em tempo recorde, devido aos dados previamente cadastrados de todos os candidatos.

“Hoje estamos simulando uma eleição para saber se está tudo certo, da mesma forma da votação adulta, com emissão de zerésima, horário de inicio de votação, encerramento, com mídias totalmente adequadas para que os estudantes exerçam sua cidadania e escolham seus representantes”, disse a analista.

Doze mil estudantes do 6º ao 9º ano estão aptos para votar na eleição que ocorrerá no dia 3 de outubro, das 7h às 17h, em 41 escolas do município, entre elas, estaduais, municipais e particulares. São 178 candidatos que disputam 19 vagas de vereadores mirins que têm Legislatura de seis meses. Desta forma, como a eleição vale dois anos, serão eleitos 76 candidatos.

O resultado da votação será feito após às 17h no plenário da Câmara de Ipatinga e é aberta ao público. Logo após este resultado, um sorteio definirá em qual Legislatura cada eleito estará.

Para o presidente da Câmara, vereador Jadson Heleno, “é necessário aproximar os jovens da política, somente assim conseguiremos formar cidadãos mais conscientes, participativos e com consciência cidadã”, disse ele.