Câmara debate fake news em evento da Escola da Legislativo

Publicada em 26/09/2019 18:42

Câmara debate fake news em evento da Escola da Legislativo

Juiz da corte eleitoral mineira foi o convidado para falar sobre o tema; biometria foi outro assunto abordado

A Câmara Municipal de Ipatinga recebeu nesta quinta-feira (26) Marcelo Vaz Bueno, membro efetivo da Corte Eleitoral de Minas Gerais/TRE-MG, para uma palestra sobre fake news e biometria nas Eleições de 2020. Ele foi recebido pelo vereador Jadson Heleno, presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, por Hélio Cimini, procurador da instituição, e técnicos da Câmara.

O juiz abriu a palestra afirmando os avanços do país com adoção da urna eletrônica, no lugar da velha cédula de papel. “Antes, as apurações eram muito difíceis, levavam dias. E a urna eletrônica nos trouxe uma tranquilidade, porque cada voto é registrado corretamente, numa velocidade muito acima do que no voto em papel”.

Embora todo processo eleitoral atualmente seja eletrônico, Marcelo Bueno garantiu a segurança nas eleições no país. “Não acredite nas notícias de que as urnas não são seguras, porque isso não é verdade. Nunca houve uma invasão no sistema. Todo processo eleitoral traz uma lisura que não existia antes com a cédula de papel”.

Presidente Jadson, Juiz Marcelo e Procurador Hélio na Mesa de Honra, durante palestra sobre Fake News

Ele explicou o que é fake news e deu exemplos das notícias falsas mais circuladas em aplicativos de conversas e redes sociais. Segundo ele, as notícias falsas costumam estar instaladas em servidores fora do Brasil e se apresentam com aparências de notícias verdadeiras.

Ainda segundo o juiz eleitoral, quem se sentir ofendido com alguma informação inverídica pode acionar a Justiça. “A pessoa que publica fake news pode responder na Justiça Eleitoral, Civil ou até mesmo na Justiça Penal”. Mas ele ressalta: “A Justiça tem tomado todas medidas cabíveis para coibir essa prática, mas não conseguiremos sem ajuda de todos vocês [público]. Se receber alguma notícia duvidosa, não a encaminhe antes de checar a veracidade. Desconfie sempre”.

Ele ressaltou que a segurança nas eleições brasileiras será ainda mais aprimorada com adoção da biometria. “Convocamos todos a comparecerem à Justiça Eleitoral para cadastramento biométrico”.  Marcelo Bueno se comprometeu voltar à Câmara para falar sobre as novas regras para Eleição 2020, quando todas as mudanças forem devidamente regulamentadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Juiz eleitoral Marcelo Vaz Bueno concede entrevista coletiva momentos antes da palestra

O presidente da Câmara de Ipatinga reiterou a importância da Escola do Legislativo na formação da cidadania.“Além de garantir a capacitação dos servidores da Câmara, a Escola do Legislativo ajuda na formação cidadã de toda a sociedade”.

Além de convidar o juiz eleitoral para falar sobre o tema, Jadson Heleno garantiu que a Câmara de Ipatinga irá disponibilizar as novas regras eleitorais assim que a Justiça Eleitoral regulamentá-las.