Abertura do Outubro Rosa é marcada por informação e entretenimento

Publicada em 02/10/2019 15:49

Abertura do Outubro Rosa é marcada por informação e entretenimento

Dando início à abertura do Outubro Rosa, a Câmara de Ipatinga promoveu, na tarde desta terça-feira (1º) palestras informativas sobre o câncer de mama. Em parceria com a Unimed Vale do Aço e Climag, a instituição recebeu cerca de 130 pessoas, entre servidores e vereadores.

Em um primeiro momento, o diretor da Casa de Apoio do Grupo Se Toque, Amauri Leal, dialogou sobre o número de atendimentos prestados à população de Ipatinga e região. Segundo ele, o Se Toque é uma instituição filantrópica que vive de doações e atualmente atende a pacientes de mais de 60 cidades.

“Possuíamos 24 leitos e, atualmente, temos 48 para acolher aqueles que precisam dormir na casa, que são os pacientes que, às vezes, vêm de muito longe e que, após o tratamento de radioterapia e quimioterapia, não têm condições de voltar para suas cidades de origem, e que acabam pernoitando na Casa de Apoio ”, disse.

A primeira palestra foi do médico oncologista Thalys Vinícius Moraes, da Hope Oncologia da Unimed Vale do Aço. Ele abordou temas desmistificando verdades e mentiras sobre o câncer de mama.

Conforme ele, apenas no Brasil, dados da Pesquisa Nacional da Saúde dão conta que 40% das mulheres de 50 a 69 anos não fazem mamografia. “E é um exame prioritário na detecção da doença, que pode nos auxiliar no tratamento precoce, caso seja diagnosticado o câncer e que é fundamental, pois, quanto mais cedo começarmos o tratamento, maior é a incidência da cura”, disse doutor Thalys Vinícius.

Outra participação bastante elogiada foi da biomédica Eliane Drumond, que é técnica em radiologia médica da Unimag. Em sua fala, ela ensinou aos presentes como fazer o exame, explicando da importância da mulher realizar o procedimento todos os meses para que ela mesma possa conhecer sua mama, conhecer seu corpo e detectar caso haja algum nódulo ou anormalidade.

“Nos tocar nos ajuda, mas a mamografia é importantíssima para que conheçamos a saúde do paciente. Ela é nossa aliada na luta contra o câncer de mama, e há muitos tabus em torno do exame que precisam ser desmitificados”, comentou Eliane.

A servidora Myriam Nunes falou que, embora tenha acesso à informação, foi à primeira vez que alguém realmente capaz de ensinar sobre o autoexame demonstrou como fazer o procedimento. “Acho que seria muito bom se a biomédica pudesse voltar à Câmara. Eu achei a linguagem dela incrível e, com certeza, irei ficar mais atenta a realizar este toque, pois aprendi como fazê-lo”, disse.

Os doutores da alegria do Expresso Graça Beiçola e Karam, respectivamente Renato Sampaio e Cosme Carvalho, animaram o evento com intervenções didáticas, música, e dinâmicas que atraíram a atenção dos presentes.

No final, um sorteio foi realizado com as mulheres participantes. Foram apoiadores do Outubro Rosa, Cfipa Ipatinga, Keila Lopes Instituto de Beleza, Letícia Morais Lingerie, Contex Cidade Nobre, Exclusiva Semi Joias, Eloísa Nardi Semijóias, Mistura Feminina, Óticas Inovar, Audácia, Bella Bolsas Calçados, Nara Sandálias, Priscila Bretas Semi Joias, Franklim Meireles, Gabinetes dos vereadores Adelson Fernandes, Avelino Cruz e Cassinha Carvalho, Penha Revendedora Demilus, Trimax, Óticas Inovar, Márcia Revendedora Avon, Natura, Eudora, Glória Cavalieri, Distak Modas, Lavish Semi Joias, Rita Vasconcelos Doces Finos, MM vidraçaria, Cinderela Calçados e Gustavo Nunes.

Os mimos foram doados sem custos para a instituição para sorteio como forma de valorizar as participantes e promover uma interação e brincadeira. “Afinal quem se ama, se cuida e presenteia. Mulheres amam presentes e quisemos também investir na autoestima das presentes. Só temos a agradecer a delicadeza e parceira das empresas citadas”, disse a jornalista Elis Santiago.

Como gesto prático, a Câmara de Ipatinga está arrecadando durante todo o mês de outubro leite, que será entregue ao Se Toque.