Milhares de estudantes votam eletronicamente para eleger seus representantes da Câmara Mirim

Publicada em 03/10/2019 13:16

Dez das 41 escolas que participam do processo de eleição da Câmara Mirim já encerraram suas votações. Isso porque se trata de escolas que tinham votação apenas no período da manhã, nas demais as votações transcorrem normalmente.

“Apesar de já estarmos recebendo algumas urnas, a apuração só ocorrerá após as 17h. Isso porque as mídias que computam os dados serão retiradas e levadas à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aqui de Ipatinga, e os técnicos farão a primeira apuração preliminar. Após isso, esses dados virão à Câmara para que façamos a planilha dos mais votados e os classifiquemos por escola, tudo igual à eleição adulta”, explicou o analista em tecnologia Adriano Satlher.

Ele ainda reiterou a segurança da votação. “esta eleição se dá nos mesmos moldes das eleições brasileiras. Mesmo sistema tecnológico, com muita transparência e segurança e acreditamos que às 19h, já tenhamos o resultado final”, enfatizou o analista em TI.

Gerente do CAC, que coordena a Câmara Mirim, Tadeu Figueiredo também enalteceu o processo e explicou que a abrangência do trabalho só é possível devido às parcerias firmadas com a Câmara de Ipatinga.

“Não podemos deixar de agradecer jamais as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, ao TRE e aos 97 servidores da Câmara que estão empenhados diretamente na votação. Mobilizar 12 mil alunos só é possível porque um árduo trabalho é feito envolvendo muita gente, cada um com sua contribuição valorosa, para que consigamos promover uma eleição séria e transparente”, disse Tadeu.

A Aluna da Escola Padre Bertolo, Rebeca Ashley, de 13 anos disse que estava se sentindo muito feliz por estar tendo a oportunidade de eleger um representante de sua escola. “Optei por aquele que melhor representou o coletivo, que pretende legislar e buscar melhorias contínuas para a nossa Escola e o nosso ensino”, disse a estudante.

Já a vereadora mirim que deixa a atual Legislatura Anelize Bicalho disse que “ser vereadora mirim foi uma experiência maravilhosa, pois foi a partir daí que pude conhecer como funcionam as coisas no parlamento municipal e, na Prefeitura, me inteirar mais de política de uma forma geral e exercer melhor minha cidadania”, disse ela.