Audiência pública discute qualidade do ar em Ipatinga

Publicada em 22/10/2019 15:22

Audiência pública discute qualidade do ar em Ipatinga

Poluição emitida pela siderúrgica Usiminas será tema de debate no dia 5 de novembro

A Câmara Municipal de Ipatinga marcou para o dia 5 de novembro, às 18h30, audiência pública com o tema “Usiminas – Segurança e Meio Ambiente”. Segundo a autora do pedido, vereadora Lene Teixeira, o gabinete vem recebendo reclamações constantes sobre os problemas causados pela poluição no município.

“Estamos recebendo muita reclamação da população sobre a sujeira e o incômodo que o pó preto causa no cotidiano da vida das pessoas.  Esse momento é muito importante porque a gente espera ouvir da empresa o que ela tem a dizer sobre o assunto”, disse a parlamentar, em reunião ordinária nesta terça-feira.

A poluição gerada pela empresa tem virado notícia em alguns órgãos de imprensa do país, que denunciaram problemas de saúde que a poluição industrial vem causando à população de Ipatinga. A empresa alega que cumpre todas as normas exigidas pela legislação ambiental, e recentemente a siderúrgica assinou um Termo de Ajuste de Conduta (Tac) com o Ministério Público se comprometendo a monitorar e diminuir as emissões de poluentes, principalmente em relação ao pó preto.

“Essa é uma oportunidade, portanto, para a empresa se posicionar diante das críticas recebidas”, concluiu a vereadora. O evento será realizado no plenário da Câmara e é aberto ao público.