Educadores participam de mais um treinamento da Constituição em Miúdos com a escritora Madu Macedo

Publicada em 11/11/2019 18:20

Professores e coordenadores pedagógicos participaram, na manhã desta segunda-feira (11), de um treinamento na Escola do Legislativo da Câmara de Ipatinga, com a educadora Madu Macedo, autora da obra Constituição em Miúdos.  A intenção do Legislativo é aproximar a Câmara das escolas que, ainda em 2019, ensinarão os fundamentos da Constituição Federal para seus alunos do 5º e 9º ano.

“Inicialmente, em virtude do curto prazo, trabalharemos com quatros escolas estaduais e quatro municipais, que ministrarão aulas sobre o conteúdo da Constituição com seus alunos. 2019 é nosso ano teste e, por isso mesmo, sentamos com os envolvidos das escolas para, democraticamente, formularmos uma trabalho que resultará no exercício da cidadania para todos os envolvidos”, disse o diretor da Escola do Legislativo,  Amaury Gonçalves.

Já a coordenadora da Escola do Legislativo, Marli Andrade, explicou que a vinda da autora Madu Macedo abrilhanta o projeto e soma positivamente no treinamento dos professores e pedagogos. “Nada mais valioso que a própria Madu explicar como é feito este trabalho da Gincana do Saber, em Pouso Alegre, que é a nossa cidade modelo. Nossa intenção é contribuir com o entendimento da Constituição Federal e com a formação de cidadãos mais conscientes”, comentou Marli.

Em sua dinâmica, Madu Macedo quis ouvir dos presentes quais contribuições eles tinham a dar à sua obra e explicou a dinâmica do ensino da Constituição em sala de aula, ofertando sempre exemplos práticos e deixando claro que cada escola deve orientar seus alunos, conforme as realidades existentes em cada local.

“Até porque o ensino da cidadania é interminável e devemos chamar a atenção dos alunos para que percebam como é importante que sejamos cidadãos políticos, pois não existe esse papo de que ‘não gosto de política’. Desde a escola que temos para estudar, até a qualidade do posto de saúde que frequentamos, tudo, absolutamente tudo, é resultado de iniciativa política de grupos que se encontram constituídos no poder”, disse Madu.

Para a professora Angélica de Castro Campidelli, da Escola Estadual Sônia Maria, “o estudo da Constituição em Miúdos é um ganho incalculável para nossos alunos, porque já trabalhamos o conteúdo da Carta Magna nas aulas, mas de forma menos abrangente. Nossa expectativa é que despertemos nos alunos o interesse sobre política, plantemos sonhos e ajudemos no processo de contribuição da autoestima dos mesmos, pois cada estudante é importante para o processo democrático, e eles devem acreditar nisso e trabalhar para termos uma sociedade melhor”, entusiasmou-se a professora.

O presidente do Legislativo, vereador Jadson Heleno (SDD), nomeou uma equipe de servidores responsáveis por trabalhar o projeto, cujo objetivo é o estudo da Constituição, mas que seu último ato é a realização de uma gincana entre alunos das escolas participantes.

“O projeto é importante demais para ser feito um ano sim e outro não.  Por isso mesmo, optamos pela presença de servidores do quadro efetivo da Casa que tocarão de forma efetiva e com a parceria imprescindível das Secretarias Estadual e Municipal de Educação o estímulo a este ensino da Constituição. Convidamos a todos para a grande Gincana do Saber que será realizada no plenário da Câmara, às 14h, do dia 6 de dezembro, e que teremos a honra de premiar os estudantes que melhor se saírem bem quando o assunto for Constituição Federal”, ressaltou o presidente.

Foto destaque: A escritora Madu Macedo conversa com educadores durante treinamento na sala da Escola do Legislativo