Câmara acata parecer da CP e cassa mandato do vereador Masinho

Publicada em 19/11/2019 14:03

Câmara acata parecer da CP e cassa mandato do vereador Masinho

A vereadora de primeiro mandato Rominalda de Fátima é quem ocupará a cadeira deixada pelo ex-parlamentar

Por 14 votos a dois, vereadores da Câmara de Ipatinga cassaram o mandato do vereador Osimar Barbosa, mais conhecido como Masinho, na tarde desta segunda-feira (18). Afastado do cargo por decisão judicial, Masinho era alvo de uma Comissão Processante, que teve seu relatório aprovado pela maioria dos votantes. O relatório pedia a cassação do ex-parlamentar por quebra de decoro.

Masinho foi eleito para a Legislatura 2017 a 2020 e foi afastado do cargo esse ano após ser alvo de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Ele foi investigado e acusado de reter parte dos salários de seus servidores.

O próximo passo agora é a promulgação de um Decreto Legislativo, que será entregue à Justiça Eleitoral. Com esse ato, o parlamentar é afastado definitivamente do cargo e tem seus direitos políticos suspensos por 8 anos, a partir da data do encerramento da Legislatura, ou seja, dia 31 de dezembro de 2020.

A sua vaga já estava sendo ocupada pela suplente Rominalda de Fátima.

Votaram contra o relatório da Comissão os vereadores Nilsinho Transil e Toninho Felipe. A favor do relatório se manifestaram os vereadores Sebastião Guedes, Ademir Cláudio, Adelson Fernandes, Adiel Oliveira,  Ley do Trânsito, Gustavo Nunes, Cassinha Carvalho, Lene Teixeira, Rominalda de Fátima, Antônio Alves - Tunico, Fábio Pereira, João Francisco Bastos, Franklin Meirelles e Jadson Heleno. Estavam ausentes os vereadores Vanderson da Autotrans, Márcia Perozini e Avelino Cruz.

Veja como foi a reunião: