Vereadores mirins tomam posse nesta quinta-feira

Publicada em 25/11/2019 17:57

Vereadores mirins tomam posse nesta quinta-feira

Estudantes de escolas públicas e particulares assumirão mandato pela primeira vez

A Câmara Municipal de Ipatinga realiza nesta quinta-feira, às 19h, no plenário da instituição, solenidade de posse dos novos vereadores mirins. Ao todo, 19 estudantes do 9º ano escolar assumirão mandato até maio do ano que vem. Fazem parte alunos da rede pública e particular do município de Ipatinga.

Os vereadores mirins foram eleitos no dia 3 de outubro, numa eleição que contou com o envolvimento de mais de 12 mil estudantes.

Segundo a servidora Natália Predroza, uma das responsáveis pelo projeto Câmara Mirim, além de serem empossados, os novos vereadores mirins também escolherão os integrantes da Mesa Diretora.

“O formato segue exatamente o que ocorre numa eleição comum para vereador, com direito à diplomação, à posse e ainda à eleição da nova Mesa Diretora. Eles se dividirão em chapas e, a partir daí, irão escolher quem será o presidente, vice, 1º secretário e 2º secretário”, diz ela.

Mas, antes de assumirem o mandato, os novos vereadores mirins passaram por um treinamento oferecido por técnicos da Câmara de Ipatinga, com o objetivo de compreender melhor o papel de um vereador e a função do Poder Legislativo.

“Eles aprenderam um pouco sobre o regimento interno da Câmara Mirim. Além disso, ensinamos também como é feito um projeto de lei, uma indicação, uma moção de aplauso e como é feita ainda a fiscalização dos atos do Poder Executivo”.

Esse será o primeiro mandato da atual legislatura. Cada legislatura tem dois anos, divididos em quatro mandatos de seis meses.  A próxima eleição está prevista para outubro de 2021.

Foto destaque: Alunos que tomarão posse recebem treinamento sobre as atribuições do Poder Legislativo