Câmara lança na próxima segunda O Fiscaliza Ipatinga

Publicada em 28/02/2020 17:21

Câmara lança na próxima segunda O Fiscaliza Ipatinga

Ligado à Ouvidoria, órgão foi criado para favorecer o diálogo entre a comunidade e o Poder Executivo

A Câmara de Ipatinga lança, na próxima segunda-feira (2), às 18h30, o Programa Fiscaliza Ipatinga. Trata-se de um novo canal de comunicação aberto e disponível para a comunidade com o intuito de promover uma fiscalização colaborativa entre os Poderes Executivo e Legislativo Municipal.

Aprovado recentemente pelos parlamentares, o Fiscaliza Ipatinga é vinculado à Ouvidoria da Câmara e contará com o apoio técnico dos ouvidores e demais servidores do Legislativo, que analisarão as demandas. A partir daí, a Câmara buscará as respostas com o governo municipal.

"Entre os objetivos do programa, podemos destacar o recebimento de reclamações e representações dos usuários referentes às ações do Poder Executivo Municipal, a coordenação e o encaminhamento de relatórios das visitas de fiscalização aos órgãos competentes e até mesmo receber denúncias de possíveis irregularidades contratuais da administração pública direta e indireta do município de Ipatinga”, disse o ouvidor do Legislativo Roberth Vilela.

Já para a ouvidora geral do Legislativo, Elisângela Santiago, o novo canal é um ganho para a Câmara enquanto instituição fiscalizatória. “Haja vista que balizará por meio de informações dos usuários onde há problemas pontuais no município que devem ser resolvidos”.

O ouvidor Júlio César de Morais explica que, uma vez recebido o chamado do Fiscaliza, um documento é gerado e entregue aos vereadores membros das Comissões Permanentes da Câmara, para que atuem com o Executivo na resolução das solicitações.

O presidente do Legislativo, vereador Jadson Heleno Moreira, esclarece que a intenção é disponibilizar o serviço a todas as pessoas do município, quer sejam físicas ou jurídicas.

“O recebimento das solicitações será feito de forma isenta, pelos auditores, sem interesse pessoal, nem muito menos partidário. Tivemos o cuidado de optar por uma nomeação técnica e séria, por meio de servidors efetivos, porque a Câmara de Ipatinga é uma instituição que se preocupa em ouvir a população e que está atenta às demandas da sociedade”, disse o presidente.

Aqueles que desejam apresentar uma reclamação ou representação podem se dirigir à Câmara e protocolar na Ouvidoria, de forma verbal ou escrita, a sua solicitação, sem maiores formalidades.

O presidente lembra que este é mais um ato de transparência da Câmara de Ipatinga, “porque, desde que assumimos a Casa, melhoramos o sistema de busca do site, criamos a Ouvidoria, a Escola do Legislativo, as transmissões das licitações passarem a ser on-line e ,agora, o Fiscaliza Ipatinga, que é mais um instrumento para que a população fiscalize os atos do Poder Executivo e que se estabeleça uma interlocução entre a sociedade e o Poder Público”, finalizou Jadson.