Cineclube Los Películas recebe Moção de Aplausos da Câmara

Publicada em 10/03/2020 13:24

Cineclube Los Películas recebe Moção de Aplausos da Câmara

O Cineclube Los Películas recebeu, na noite da última segunda-feira (09), uma Moção de Aplausos da Câmara de Ipatinga em função dos cinco anos de exibições que o grupo vem promovendo de forma gratuita na cidade. O reconhecimento de autoria da vereadora Lene Teixeira (PT) foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo.

O Los Películas foi fundado em 2014 e hoje possui cerca de 486 membros. O grupo já exibiu cerca de 50 obras de 24 países diferentes e, ao todo, foram mais de 5 mil minutos de projeção de filmes que dificilmente seriam vistos na região.

As exibições acontecem geralmente às segundas-feiras e são anunciadas pelas redes sociais do grupo, trazendo sempre produções que não fazem parte do circuito comercial dos cinemas convencionais. A sessão comemorativa dos cinco anos, por exemplo, trouxe de forma gratuita à Ipatinga a exibição do longa Bacurau, aclamado filme que levou mais de 730 mil pessoas aos cinemas e teve uma renda de mais de R$ 11,2 milhões. A exibição lotou o Teatro do Centro Cultural Usiminas e inaugurou uma parceria do Los Películas com a Vitrine Filmes, uma das mais importantes distribuidoras brasileiras.

Para receber a Moção de Aplausos da Câmara de Ipatinga, o Cineclube preparou uma exibição especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher com três produções nacionais que tratam de questões como o racismo, falta de oportunidades e desigualdade social: Mucamas, de 2015, que conta a história da vida de mulheres que são ou já foram empregadas domésticas, escancarando suas lutas e desigualdades; Vida Maria, de 2006, que se passa no sertão do nordeste brasileiro e conta a história de três gerações de mulheres de uma mesma família; e Lélia Gonzalez, que narra a trajetória da ativista do movimento e negro e feminista de mesmo nome.

Receberam a homenagem os curadores Andréz Gonzales, Márcio Castro, Beto de Oliveira, Camila Mendonça, Gildásio Mendes, Marilda Lyra e Enyaly Polleti.