Troca partidária altera composição da Câmara de Ipatinga

Publicada em 08/04/2020 12:04

Troca partidária altera composição da Câmara de Ipatinga

15 dos 19 parlamentares da Casa trocaram de partidos

A composição partidária da Câmara mudou desde o último dia 3. Isso porque foi esse o prazo para que eleitos com mandatos constituídos pudessem mudar de partido sem prejuízo para suas candidaturas. Esse período de troca é chamado de janela partidária.  Dessa forma, dos 19 vereadores, 15 mudaram dos partidos em que estavam.

A nova e maior bancada da Câmara atualmente é do Partido Progressista. Migraram para o PP os vereadores Avelino Cruz, Rominalda de Fátima, Fábio Pereira e Francisco Bastos. Já o PMM (Partido da Mobilização Nacional) conta com três cadeiras: Sebastião Guedes, Adiel Oliveira e Vanderson da Autotrans.

No Cidadania, ficaram os vereadores Toninho Felipe, Francklin Meireles e Adelson Fernandes. O Democratas (DEM) ficaram com duas cadeiras, respectivamente Jadson Heleno e Ademir Cláudio.

Os demais vereadores ficaram cada em um partido isolado. Cassinha Carvalho, no PL (Partido Liberal); Antônio Alves Tunico, no Podemos, e Gustavo Nunes, no PSL (Partido Social Liberal). Já os vereadores Nilsinho Transnil e Márcia Perozini permaneceram no MDB (Movimento Democático Brasileiro), bem como Lene Teixeira no PT (Partido dos Trabalhadores) e Ley do Trânsito no PSD (Partido Social Democrático).

A chamada janela partidária só é válida para vereadores porque são estes os eleitos em sistema de votação proporcional, haja vista que é o número de votos total de partidos quem define os eleitos.

Por isso mesmo, os vereadores não têm autonomia para trocar de partidos sem estar no prazo da janela partidária, que só é aberta em ano eleitoral.  Essa mudança ocorreu desde 2007.

Segundo Bruno Nomura, do Estado de São Paulo, a troca só permitida fora da janela, segundo regulamentação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em quatro casos, incorporação ou fusão de partido, criação de nova sigla partidária, desvio no programa partidário ou grave discriminação pessoal.

.