Câmara aprova o Dia da Conscientização da Síndrome de Edwards – Trissomia 18

Publicada em 12/05/2020 16:34

Câmara aprova o Dia da Conscientização da Síndrome de Edwards – Trissomia 18

Data passará a constar no Calendário Oficial do Município, que dedicará o dia 6 de maio a ações educativas sobre o tema

Do luto à luta. Este foi o sentimento que levou a mãe da pequena Clarice, a dentista Flávia Silva, 35 anos, a procurar a Câmara Municipal de Ipatinga, por meio do vereador Antônio Alves de Oliveira (Tunico), para assinar um projeto de lei que foi aprovado na tarde desta terça-feira (12).

Trata-se do Projeto de Lei nº 13/20, aprovado por unanimidade e defendido pelo autor, que garante a inclusão do Dia da Conscientização da Síndrome de Edwards, também conhecida como Trissomia 18, no Calendário Oficial do Município de Ipatinga.

Para Flávia, a data passará a ser marcada como um dia anual em que a síndrome seja debatida, difundida e que, sobretudo, os profissionais da saúde que trabalham no acolhimento direto das gestantes e parturientes saibam acolher as mães que gestam um bebê com Trissomia 18.

“Várias situações contribuem para a dor desta mãe. Há obstetra que espera sinais de parto natural para que esta criança nasça no seu tempo, porque normalmente o bebê não pode esperar até a 42ª semana de vida. Este recém-nascido necessitará de UTI neonatal, e é preciso que a equipe já conte com essa possibilidade, entre outras questões”, disse Flávia.

A Trissomia 18 é uma síndrome rara, que acomete uma a cada 8 mil gestantes, e que recebe o diagnóstico quando o bebê se encontra ainda na barriga, por volta da 14ª semana de gestação. “No Brasil, temos uma entidade de apoio à causa e temos trabalhado para aprovações de leis em muitos municípios brasileiros e, em Ipatinga, vamos lutar para que a Secretaria de Saúde desenvolva ações educativas e de apoio aos envolvidos”, comentou a dentista.

Ela fez questão de salientar que a luta dessas mães diz respeito ao direito de gestar e de ter seu bebê e jamais de interromper uma gravidez. “Há adolescentes com Trissomia no Brasil. Temos uma criança de 3 anos no Bairro Betânia, e temos muitas razões para defender a vida de nossos filhos, a começar por uma gestação baseada nos cuidados profissionais adequados, informação correta, acolhimento no pré-natal. E, hoje, a Câmara dá um passo importante na luta dessas mães que querem difundir o tema, para que, a partir daí, o tratamento de mãe e filho melhore”, ponderou Flávia.

O vereador Tunico, em uso da Tribuna, defendeu que a anomalia causada pela presença de um cromossomo a mais, que causa má formação congênita nos bebês, é uma doença que deve ser abordada na rede de saúde, “porque o acolhimento minimiza a dor de uma mãe, ao ser respeitada e compreendida neste momento sublime de gestar uma vida”. Ele fez questão de salientar, no entanto, que a falta de conhecimento acerca do tema é o grande causador do desconhecimento e da correta abordagem a esta “mãe especial” que aguarda seu bebê, que necessitará de cuidados redobrados.

Trissomia 18

Considerada uma doença rara, a Síndrome de Edwards é uma doença genética que acomete meninos e meninas, estas tendo maior sobrevida. É possível diagnosticar a presença da anomalia fetal através de ultrassonografia transvaginal, entre a 10ª e a 14ª semana de gestação. Essas más formações podem afetar o cérebro da criança, coração, rim e aparelho gastrointestinal. “Entre as más formações, a cardíaca é a mais comum e que mais causa óbito nos pacientes”.

Serviço: 6 de maio é a data de conscientização sobre a Síndrome de Edwards, mas maio é o mês referência para trabalhar o tema. Saiba mais sobre nas redes sociais @sindormedoamor e @trissomia18.

Foto destaque: Símbolo da Campanha Nacional da Síndrome de Edwards.

Assista ao depoimento da mãe Flávia Silva sobre a T18:

Assista à reunião: