Projeto de correto descarte do lixo é iniciado no município

Publicada em 03/06/2020 15:45

Projeto de correto descarte do lixo é iniciado no município

Ação faz parte da lei “Eu Cuido do Meu Lixo”, da vereadora Márcia Perozini (MDB)

A Prefeitura municipal de Ipatinga iniciou esta semana uma série de ações educativas sobre o correto descarte do lixo, bem como a limpeza em várias áreas da cidade e a revitalização de locais públicos. A ação faz parte do Projeto “Eu Cuido do Meu Lixo”, que se tornou lei ano passado, quando a vereadora Márcia Perozini (MDB) assinou a proposta, que só foi possível de ser executada porque a parlamentar emendou o orçamento de 2020 em R$ 280 mil, com intuito de que as ações previstas no Projeto fossem executas.

Conforme o PL, a previsão desse trabalho é na primeira semana de junho, porque é a data que coincide com a Semana do Meio Ambiente. “Por isso mesmo é que, na proposta, tivemos o zelo de propor o estímulo de educar a população e não apenas limpar o município, pois para que a cidade permaneça limpa é necessária a conscientização da população sobre a correta destinação do lixo”, explicou a parlamentar.

Nesse sentido, a Prefeitura, conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), “realizará atividades virtuais e educativas, bem como limpeza e revitalização de áreas com acúmulo de entulhos em diversos pontos da cidade”.

Ainda conforme a Sesuma, a primeira ação ocorreu na avenida Sanitária, no Bairro Limoeiro, que foi além da limpeza, mas também recuperação de mata ciliar, mudas de espécies nativas, entre outras intervenções.

Márcia Perozini defende que o projeto se faz necessário porque estimula nos moradores de Ipatinga a mudança de hábito em relação ao meio ambiente e ao descarte incorreto do lixo. “Queremos sensibilizar a sociedade a respeito do cuidado na geração e destinação dos resíduos orgânicos e inorgânicos”, disse a autora.

Dados da Prefeitura dão conta que existem 260 mil moradores em Ipatinga que produzem, anualmente, 91 toneladas de lixo, incluindo entulhos, árvores cortadas e capina.

Para a diretora do Departamento de Meio Ambiente, “é importantíssimo que a população não descarte lixo em local inapropriado e que denuncie aqueles que fazem isso, pois a limpeza só beneficia a própria população e a saúde pública como um todo”, disse.

Para a autora da Lei, “nesse momento de pandemia, em que é tão importante cuidarmos da higiene pessoal, cuidar de nosso meio ambiente também é imprescindível, pois a sujeira facilita doenças como dengue e chikungunha”, lembrou a vereadora.