Servidores da Câmara Municipal de Ipatinga fazem teste para Covid-19

Publicada em 16/07/2020 13:19

Servidores da Câmara Municipal de Ipatinga fazem teste para Covid-19

Testes foram feitos no próprio edifício da Câmara e visa dar mais segurança a servidores e população

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, servidores da Câmara Municipal de Ipatinga fizeram, na tarde desta quarta-feira (15), testes rápidos sorológicos do tipo IgM/IgG para detecção do vírus da Covid-19, com precisão que chega a 90%, segundo representantes da Prefeitura.

Para a realização do teste rápido, é recolhida uma amostra de sangue, e o resultado pode ser verificado pouco minutos depois.

Os testes foram aplicados por técnicos da Prefeitura e divididos por setores e gabinetes. Segundo o líder de governo na Câmara, vereador Sebastião Guedes, a ação é importante para verificar o nível de circulação do vírus no município e para garantir a segurança não só dos servidores públicos como também da população que visita a Câmara.

“Agradecemos ao governo por atender o pedido da base governista, e entendemos que essa é uma mobilização importante para resguardar a  saúde dos servidores e do público que aqui circulam diariamente”, disse o parlamentar.

Os servidores foram submetidos ao teste ao longo do dia. A Câmara possui cerca de 250 funcionários, entre efetivos, comissionados e colaboradores terceirizados.

Com o propósito de esclarecer dúvidas quanto à doença, o doutor Magid Mendes Lauar explicou a importância daqueles que tiveram o resultado positivo manter o isolamento social.

“Só dessa maneira podemos assegurar o controle da transmissão do coronavírus. É importante também que todas as pessoas que tiveram algum tipo de contato com o infectado, principalmente familiares, sejam notificadas”.

IGM / IGG

Segundo a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na produção das defesas do organismo, os anticorpos do tipo IgM são os primeiros a aparecer e, por isso, estão relacionados a infecções recentes, isto é, presentes em pacientes que podem possuir o vírus e também o transmitir adiante, enquanto o IGG são relacionadas a infecções antigas. Entenda melhor:

IgG negativo (não reagente) e IgM negativo (não reagente): indicam que o paciente nunca entrou em contato com o agente patogênico (agente causador da doença), ou seja, nunca foi nem vacinado nem contaminado.

IgG negativo (não reagente) e IgM positivo (reagente): indicam infecção aguda (ou seja, iniciada há dias ou semanas).

IgG positivo (reagente) e IgM negativo (não reagente): indicam  infecção antiga (com meses ou anos) ou que a pessoa foi vacinada e o organismo teve sucesso na produção de anticorpos.

IgG positivo (reagente) e IgM positivo (reagente): infecção recente (semanas ou meses).

foto destaque: servidora da Câmara reliza o teste por meio de uma gota de sangue