Testes positivos de servidores levam Mesa Diretora a fechar Câmara de Ipatinga por uma semana

Publicada em 17/07/2020 19:00

Testes positivos de servidores levam Mesa Diretora  a fechar Câmara de Ipatinga por uma semana

Presidente diz que Câmara de Ipatinga foi a primeira instituição do Município a adotar medidas preventivas contra a Covid-19

O presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, vereador Jadson Heleno, concedeu entrevista coletiva aos órgãos de imprensa da região, na tarde desta sexta-feira (17), e falou sobre o resultado dos testes rápidos para Covid-19 feitos pela maioria dos servidores do Legislativo esta semana. Foram realizados 252 testes, sendo que 42 tiveram resultado positivo para o coronavírus. Os exames foram aplicados por técnicos da Secretaria de Saúde do Município de Ipatinga.

Jadson Heleno afirmou que desde o mês de março a Câmara tem adotado todas as medidas possíveis para proteger os servidores e também o público que frequenta a Câmara.

“Desde que se começou a discutir a pandemia no município de Ipatinga, a Câmara foi a primeira instituição a tomar medidas efetivas no enfrentamento ao coronavírus. No início do mês de março, a Mesa Diretora determinou que todas as pessoas que fossem entrar prédio, ou utilizar qualquer serviço do Legislativo, deveriam obrigatoriamente usar máscaras. Isso foi antes de haver qualquer decreto municipal ou estadual exigindo o uso de máscaras”.

No início do mês de março, também foram implantadas barreiras sanitárias na entrada do prédio da Câmara. Eram fornecidas máscaras para aquelas pessoas que não possuíam, a temperatura corporal era medida pela vigilância e as pessoas passavam por uma desinfecção das mãos com álcool em gel. Em maio, foi instalada uma pia, com sabonete, na parte externa do prédio para a população em geral fazer a higienização das mãos.

“Gostaria de ressaltar também que a sanitização no prédio da Câmara é feita diariamente, a prova disso é que nenhum servidor da limpeza testou positivo. Reafirmo então que todas as medidas sanitárias estão sendo tomadas desde a publicação do Decreto nº 01 da Mesa Diretora, em março, e hoje estamos publicando o Decreto Legislativo nº13/2020”, declarou o presidente da Câmara de Ipatinga.

ATIVIDADES SUSPENSAS

O Decreto publicado nesta sexta-feira, a que se referiu o vereador Jadson Heleno, suspendeu os trabalhos da Câmara entre os dias 20 e 26 deste mês, inclusive as reuniões ordinárias e extraordinárias presenciais, podendo ocorrer somente reuniões remotas. No decorrer da semana, será realizado um serviço de sanitização especial de ambientes.

Depois do dia 26, os servidores que testaram positivo serão submetidos a testes de PCR/Pesquisa em Antígeno. A Câmara também vai providenciar exames imunológicos por sangue total (testagem rápida por IGM/IGG), periodicamente, a todos os seus servidores.

Também a partir do dia 26 de julho, o Centro de Atenção ao Cidadão funcionará por meio de telefone, atendendo nos seguintes números: (31) 3829-1230; 3829-1246; 3829-1222. E também pelo whatsapp: (31) 98478-2562; 98479-1172.

Assista à entrevista coletiva: