AlimentaCão: projeto em prol dos cães e gatos de rua é aprovado

Publicada em 24/11/2020 14:34

AlimentaCão: projeto em prol dos cães e gatos de rua é aprovado

Segundo o texto, o objetivo é mobilizar voluntários na instalação de comedouros e bebedouros construídos com tubo PVC

A Câmara Municipal de Ipatinga aprovou, nesta terça-feira, em segunda votação, projeto de lei (PL nº92/20) que pretende incentivar a reabilitação de cães e gatos por meio de uma alimentação mais adequada, evitando, assim, a propagação de doenças comuns entre esses animais de rua.

Denominado AlimentaCão, o projeto visa a instalação em locais estratégicos de comedouros e bebedouros construídos com tubo PVC.

Segundo o texto, cada ponto de alimentação deve ser adotado por uma entidade, por uma empresa ou mesmo por uma pessoa interessada.   A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Seção de Controle de Zoonoses, ficaria incumbida em dar apoio à implantação e ao desenvolvimento do projeto.

“Pretendemos garantir, de forma prática, segura e de baixo custo, recipientes acondicionados com água e ração destinadas à alimentação dos animais abandonados”, explica o autor da matéria, vereador Sebastião Guedes.

O parlamentar explica mais detalhes da proposta. “Nos comedouros, são afixados adesivos, além de serem colocadas placas ao lado explicando a ideia do projeto e o que pode ser feito pelos moradores para contribuir. Em cada comedouro cabem, em média, 4kg de ração. O trabalho de manutenção, bem como a confecção e instalação do equipamento fica a cargo de um voluntário que adota aquele ponto de alimentação”.

O projeto já é adotado com sucesso em diversas cidades brasileiras. A proposta segue agora para sanção do governo municipal.

Foto destaque: ciclovivo.com.br