Câmara de Ipatinga realiza reunião de esclarecimento de volta às aulas no município

Publicada em 08/02/2021 12:54

Vereadores convidaram representantes do Poder Executivo para um diálogo sobre o retorno das aulas em Ipatinga, que acontecerá no modelo híbrido

Os vereadores da Câmara Municipal de Ipatinga receberam, nesta sexta-feira (5), na sala da presidência, representantes do governo municipal para tratarem do retorno seguro e consciente das aulas no município. O encontro contou com a presença dos 19 parlamentares da Casa.

O presidente da Câmara, vereador Toninho Felipe (Cidadania), disse que a reunião foi uma oportunidade para os vereadores esclarecerem todas as dúvidas sobre o retorno das aulas no município, e também apresentarem algumas demandas da população referente a esse início do ano letivo.

“Nós vereadores recebemos muitos questionamentos sobre o retorno das aulas. Por isso é importante estarmos alinhados com a Prefeitura para termos o conhecimento de todo o processo de volta às aulas e levar a informação correta para a nossa população. Tenho certeza que o objetivo comum a todos é o bem-estar dos nossos alunos, professores e familiares. Por isso, se faz tão necessário esse diálogo entre a Câmara e Prefeitura”, disse o vereador Toninho.

Demanda

Os vereadores membros da Comissão de Educação fizeram questão de relembrar um pedido já feito ao Executivo, que é de garantir prioridade de inclusão no plano de vacinação aos professores e aos demais profissionais envolvidos na comunidade escolar.

Outra demanda levantada foi a superlotação do transporte público. “Os ônibus já estão cheios. Com o retorno das aulas, eles ficaram ainda mais lotados. O município precisa rever esses horários”, indagou o vereador Avelino Cruz.

Retorno

Os secretários de Governo e Educação, Roberto Soares e Sérgio Mendes, respectivamente, estiveram na reunião e ouviram as demandas e as dúvidas dos vereadores, acerca do retorno das aulas, e confirmaram para o dia 22 de fevereiro o início do ano eletivo em Ipatinga.

Para garantir o retorno seguro, o secretário de Educação informou que em toda a rede municipal foram disponibilizados compartimentos de álcool em pontos estratégicos, cartazes com orientações sobre como proceder em tempos de pandemia e tapetes sanitizantes.

As escolas também vão contar com profissionais para recepcionar os alunos e orientá-los desde a chegada até a saída. Assim como os estudantes, os professores devem utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Para a hora do lanche, foi montado um biombo de madeira e acrílico, para proteger cada aluno de contaminações em contatos diretos.

“Ipatinga se preparou para executar com padrões de excelência as atividades presenciais na rede de ensino da cidade. O município planejou a quatro mãos, junto com o Ministério Público, profissionais da educação e de saúde, o retorno consciente das aulas. Esse encontro com os vereadores foi muito proveitoso e reforça que a nossa política sempre será de portas abertas e o diálogo”, explicou o secretário de Educação, Sérgio Mendes.

Também estiveram presentes na reunião as secretárias adjuntas de Saúde e Educação, Glennia Geane de Souza Louback, e Patrícia Avelar Soares, além do procurador adjunto do município, Breno Inácio.

(imagem: site Prefeitura Minicipal de Ipatinga)