Município teve, em 2020, maior arrecadação da história

Publicada em 26/02/2021 17:10

Município teve, em 2020, maior arrecadação da história

Dos R$ 923,3 milhões arrecadados, os maiores investimentos se deram na saúde e educação

A Câmara sediou, na manhã desta sexta-feira (26), duas audiências públicas de prestação de contas do Executivo Municipal. A primeira foi presidida pela presidente da Comissão Permanente de Controle da Execução Orçamentária e Financeira do município, vereadora Cecília Ferramenta (PT), e pelo relator, vereador Nivaldo Antônio (PTC).

Na ocasião, foi apresentado o relatório de 3º quadrimestre de 2020, obedecendo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que estabelece que o município deve prestar contas à Câmara de suas receitas e despesas.

Conforme o controlador geral do Executivo, Diego Henrique Tuschtlher, em 2020, a cidade de Ipatinga recebeu o maior montante de sua história,  exatos R$ 923,3 milhões. Estimava-se, conforme o orçamento aprovado, que o recurso ultrapassaria R$ 1 bilhão, mas efetivamente não foi consolidado.

Dos montantes investidos, foi exposto que, de todo o orçamento do município, 31,91% foram na área de saúde e 25,44% na educação. Já quanto aos servidores públicos, estes estão dentro do limite prudencial exigido por lei.

Para cálculo de receitas do município, é computado todas as entradas próprias (ISS, IPTU) e as receitas transferidas ao município pelo Estado e União (ICMS, IPVA, Fundeb, entre outras). Conforme apresentado, “o valor arrecadado estimado no orçamento que foi aprovado pela Câmara foi R$ 139 milhões a menos”, disse o controlador.

Saúde – Após a audiência de prestação de contas, o município também apresentou seu relatório do 3° quadrimestre de 2020 da saúde municipal.

Na saúde, foi investido no total R$ 140,86 milhões, dentre verbas advindas da União, Estado e do município. Quase 3 milhões foram investidos em demandas de judicialização que chegaram nos cofres municipais, e essas demandas só crescem, segundo informaram.

Presidiram a audiência os vereadores Avelino Cruz e Fernando Ratzke.

Já a verba para enfrentamento da Covid o montante chegou a R$ 60.595 milhões.

Foto destaque: vereadores Cecília e Nivaldo (centro), juntamente com representantes da Prefeitura

Assista à audiência: