Início do conteúdo

Câmara de Ipatinga é palco de lançamento de e-book com orientações sobre os direitos dos autistas


Publicada em 09/04/2021 14:17

Câmara de Ipatinga é palco de lançamento de e-book com orientações sobre os direitos dos autistas

Dentro da programação especial de conscientização da Semana Municipal do Autismo, foi lançando no fim da tarde desta quinta-feira (8), na sala da presidência da Câmara de Ipatinga, e-book com o objetivo de orientar as famílias de milhares de autistas acerca de seus direitos.

A cartilha foi escrita pelos advogados ipatinguenses Marcelo Byll Bragança e Aline Freitas. De acordo com os profissionais, há anos eles trabalham orientando as famílias de pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA) e sentiram a necessidade e popularizar o acesso as essas informações.

A advogada Aline Freitas, hoje especialista em direito do autista, conta que viveu uma experiência pessoal com a falta de informação sobre TEA.

“Descobri o diagnóstico de autista do meu filho aos 7 anos. E quando isso aconteceu me senti um pouco perdida em todos os sentidos. Não sabia nada sobre o espectro e menos ainda sobre os direitos que os autistas tinham. Mesmo sendo advogada, sabia muito pouco sobre as leis e os benefícios adquiridos, o que me despertou a vontade de buscar esse conhecimento. Hoje, sou especialista no direito dos autistas e oriento milhares de famílias para não precisar passar o que passei. O e-book é mais um canal de acesso à informação que criamos para auxiliar essas famílias”, explicou Aline.

Especializado em direito previdenciário há 11 anos, o advogado Marcelo Byll conta que nos últimos dois anos muitas famílias têm procurado o escritório, após terem o pedido de benefícios indeferido ou negado pelo INSS. Para ele, o ebook é uma alternativa de levar informações de relevância para todos, dentro de uma linguagem simples e objetiva.

“A cada 10 familiares que entram com o pedido de benefício no INSS, oito recebem negativa do órgão. Eles esperam dois anos ou até mais e não obtêm êxito. E, na maior parte dos casos, o que acontece é a falta informações pequenas no momento de entrar com o pedido do benefício, como ausência de documentos e laudos médicos incompletos. O e-book é bem lúdico. Nele, a pessoa tem acesso a esse passo a passo, aos links necessários, e ao hall de documentação. É tudo muito explicativo”, relatou Byll.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Toninho Felipe (Cidadania), do vereador Daniel Guedes (PSD), que defende a bandeira do autismo no mandato, e de demais parlamentares da Casa.

O presidente da Casa, Toninho Felipe, parabenizou a criação do e-book. Ele frisou que a causa do autista é muito nobre e também muito árdua “por isso colocamos sempre à disposição a Câmara de Ipatinga, em parcerias que promovam a inclusão e a democratização das informações relacionadas ao TEA".
 
Semana do Autismo

Desde a última segunda-feira (5), acontece a primeira Semana Municipal de Conscientização do Transtorno Espectro Autista. A Lei nº 3.955, de 05 de agosto de 2019, que foi promulgada pela própria Câmara de Ipatinga, tem como finalidade incentivar campanhas publicitárias, institucionais, seminários, palestras e cursos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para marcar o mês, a Câmara de Ipatinga irá manter sua fachada azul.

O vereador Daniel Guedes participou do lançamento do e-book e conta que essa é mais uma ação promovida em alusão à Semana de Conscientização ao TEA.

“Essa é mais uma atividade que busca oportunizar todas as famílias de TEA, com uma redação simples e interativa de como buscar os seus direitos. As informações vão desde o atendimento prioritário até o tratamento pleno na cidade. Mesmo não tendo um censo que comprove o número de autistas no município, se basearmos nas estatísticas americana e europeia, existem em Ipatinga aproximadamente 7 mil autistas, ou seja, 3% da população. Isso é uma estimativa baseada em estudos internacionais. Portanto, esse e-book deve alcançar um número grande de famílias na nossa cidade”, disse o vereador.

Imagem: Vereadores e autores do e-book, em encontro de lançamento na sala da presidência 

Início do rodapé