Câmara de Ipatinga autoriza Prefeitura a contratar R$ 5 milhões em empréstimo

Publicada em 08/07/2021 15:29

Câmara de Ipatinga autoriza Prefeitura a contratar R$ 5 milhões em empréstimo

Projeto de lei, com caráter de urgência, passa em 2ª discussão e votação e segue agora para sanção do Governo Municipal

O Projeto de Lei nº 123/21, que autoriza o Governo Municipal a contratar empréstimo no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S/A (BDMG), foi aprovado pela Câmara de Ipatinga durante reunião extraordinária, nesta quinta-feira (8).

Segundo a proposta da Prefeitura, o valor de R$ 5 milhões e será utilizado na implantação de quatro projetos.

São eles: construção de Unidade Básica de Saúde, construção de Posto de Coleta de Sangue Avançado, reforma de prédio público para instalação de Guarda Civil Municipal e aquisição e instalação de sistemas, incluídos os equipamentos de monitoramento por imagens, em vias e espaços públicos.

O prazo de financiamento é de até 72 meses, com taxa de juros de 6% ao ano.

De acordo com o projeto de lei aprovado, a construção da Unidade Básica de Saúde será no bairro Esperança II, “o que significa melhorar, consideravelmente, o atendimento à população e, assim, fortalecer a Atenção Básica”, diz o documento.

Quanto ao Posto de Coleta de Sangue Avançado, a intenção é que a estrutura seja construída junto ao Hospital Municipal, possibilitando “reduzir os gastos consideráveis com o transporte e despesas de doadores que, atualmente, são direcionados ao Hemocentro de Governador Valadares”.

Em relação ao prédio onde será instalada a Guarda Municipal, a Prefeitura pretende utilizar parte do empréstimo para reformar o antigo “Espaço Qualifica”, se transformando “em Central de Controle e Operações (CCO), em razão, principalmente, de sua localização”. O prédio se localiza na avenida Joaquim Pascoal, centro de Ipatinga, próximo ao camelódromo.

Sobre os equipamentos de monitoramento por imagens, em vias e espaços públicos, o governo municipal justifica o investimento afirmando ser “um eficaz instrumento de prevenção e combate à criminalidade, seja de forma coibitiva ou investigativa.”

Assista à reunião: