PL prevê mês de conscientização, prevenção e combate às queimadas

Publicada em 16/08/2021 16:34

PL prevê mês de conscientização, prevenção e combate às queimadas

Abril é quando se inicia a época de mais seca na região e se registra mais queimadas no Vale do Aço

Aprovado nas Comissões Permanentes da Casa o Projeto de Lei nº 133/2021 de autoria dos vereadores Cida Lima (PT) e Fernando Ratzke (Cidadania), que visa à inclusão no calendário oficial da cidade do mês de abril, para conscientização, prevenção e combate à prática de queimadas no município de Ipatinga     .

Para um dos autores do PL,  vereador Fernando Ratzke, “com o clima mais seco nessa época do ano, aumenta o número de ocorrências de queimadas causando inúmeros prejuízos ao meio ambiente e também danos à saúde da população, além de atingir animais que vivem nos locais afetados”, disse.

Ele ainda reiterou que já existe a Lei Federal nº 9605/98, que estipula crime para o indivíduo que causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana ou que provoquem a mortandade de animais.

A vereadora Cida Lima conta que foi procurada pela Associação Ambientalista Samambaia (ASAS), que propôs o projeto. A associação enfatiza que o objetivo da campanha é promover a conscientização, mostrando os prejuízos ambientais, econômicos e sociais que as queimadas causam a toda a população.

“O intuito é que seja trabalhado informações necessárias para a conscientização da população sobre a preservação do meio ambiente, bem como os impactos gerados pelas queimadas, em todos os níveis de ensino e em instituições públicas e privadas”, informou Cida.

Sendo assim, o projeto prevê o início da campanha seja no mês de abril, que é quando se inicia a época de mais seca na região e, consequentemente, o período em que mais se registra queimadas no Vale do Aço.

O projeto vai para primeira votação em reunião ordinária, no próximo dia 20, transmitida ao vivo pelo YouTube e Facebook da Câmara Municipal de Ipatinga.

Foto em destaque: diariodoaco.com