Câmara lança campanha alusiva ao Outubro Rosa

Publicada em 05/10/2021 15:35

Câmara lança campanha alusiva ao Outubro Rosa

O evento faz parte do Calendário de Eventos Oficiais do Legislativo; durante o mês de outubro, outras atividades serão realizadas

Servidores e vereadores da Câmara se reuniram nesta terça-feira (5) para a abertura do “Outubro Rosa”, mês alusivo à prevenção e ao combate ao câncer de mama e, mais recentemente, de colo e de útero.

O evento faz parte do Calendário de Eventos Oficiais do Legislativo, e este ano, por meio de uma parceria com o Conselho da Mulher Empreendedora de Ipatinga, haverá durante todo o mês uma exposição na sede do Legislativo.

Trata-se de uma coleção de fotos de mulheres vítimas de câncer de mama, feitas em 2019. Intitulada “Outubro Rosa 2019”, as imagens transmitem acolhimento e autoestima dessas mulheres.

“Sabemos que o mês de outubro foi o escolhido para o tema, mas a luta é anual. Essas imagens retratam mulheres em tratamento, e nossa intenção é sensibilizar a todos que o câncer não está tendo mais data de chegar, e todos os anos, muitas mulheres descobrem novos casos, então temos que apoiar, valorizar e trabalhar o tema”, disse a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora, Marilane Santos.

O presidente do Legislativo, vereador Toninho Felipe (Cidadania), abriu o evento. Ele contou que foi por meio de uma campanha que sua mãe descobriu a doença. “É muito importante reforçar o tema com as nossas servidoras, afinal foi em uma destas campanhas que minha mãe descobriu a doença, a ponto de se tratar. Há três anos está curada”, disse Toninho.

As vereadoras Cecília Ferramenta (PT), Cida Lima (PT) e Mariene Patrícia (Patriota) aproveitaram a oportunidade para se manifestar sobre o tema. Também estiveram no evento os vereadores Zé Terez (PSL), Adiel Oliveira (PMN), Ney Professor (PTC), Coronel Silvane Givisiez (PSC) e Avelino da Cruz (PP).

Durante o mês de outubro, outras atividades serão realizadas, entre elas a que ensina a mulher a se autotocar e a sentir, caso haja nódulos nos seios.

Outra parceira do evento foi a Secretaria Municipal de Educação e o Grupo Se Toque. A secretária Patrícia Avelar disponibilizou educadores musicais para o evento e os músicos Wanderson Franco, Jennifer Priscila Lucas e Élcio Rodrigues. Músicas alusivas à mulher foram tocadas e emocionaram muito os presentes.

“Foi maravilhoso retornar às nossas atividades em um momento tão importante e com toda essa energia. A gente, após um período desses, passa a ter mais cuidado", disse a servidora Sabrina Oliveira.

Esse foi o primeiro evento presencial pós-pandemia, realizado dentro dos padrões sanitários estabelecidos pelas autoridades sanitárias. Foi promovido pelas Gerências de Comunicação Social e de Integração com a Comunidade, com apoio da Gerência de Recursos Humanos da Câmara de Ipatinga.

Foto: Na presença de servidores da Câmara, vereadores e convidados falam sobre a campanha Outubro Rosa