Início do conteúdo

Audiência sobre Transporte Público movimenta plenário da Câmara


Publicada em 05/11/2021 19:00

Audiência sobre Transporte Público movimenta plenário da Câmara

A audiência foi convocada pela Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente para debater a atual situação do transporte público, além de discutir diversas situações trazidas pela população sobre o tema
 

Com palestra direcionada à mobilidade urbana, o especialista Rodrigo Matta abriu a audiência pública com o tema “Desafios e oportunidades no Transporte Público do Município”, realizada na noite de quinta-feira (4), no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga.

A audiência foi convocada pela Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente para debater a atual situação do transporte público, além de discutir diversas situações trazidas pela população sobre o tema. Além dos integrantes da comissão, a mesa de convidados foi composta por autoridades militares, de trânsito e da polícia civil. Estiveram também no debate representantes da Saritur, empresa concessionária do transporte público, e do Poder Executivo.

Entre os assuntos abordados, estava a questão do contrato entre a empresa e o município que, de acordo com o gerente administrativo da Saritur, Anivair Dutra, está com déficit de R$ 24 milhões, “que vem se acumulando no desde 2016”. Ainda de acordo com ele, esse valor é relativo ao custeio de gratuidades nos ônibus e que poderiam ser custeadas com a arrecadação das publicidades veiculadas nas traseiras e laterais dos coletivos.  “O que se constatou é que a empresa não arrecada nem 10% do montante desta dívida”, citou a advogada Janine Ramalho, também representando a empresa.

Outro fator levantado e que contribui para o déficit operacional da empresa está na diminuição do número de passageiros, principalmente durante o período de pandemia. A empresa reafirmou que, mesmo operando no vermelho, tem mantido o quadro de funcionários e que, nesse ano, chegou inclusive a conceder aumento para os trabalhadores.

A comissão também questionou sobre uma possível previsão para a renovação da frota de veículos. Os parlamentares quiseram saber ainda se a empresa tem alguma pretensão de retirar os cobradores dos ônibus. “É uma alternativa para tentar abaixar o custo operacional da empresa e que, caso providências não sejam tomadas, no cumprimento das obrigações contratuais com o município, o resultado pode ser ainda pior, com a decretação de falência, o que acarretaria demissão em massa”, disse Janine. Ela reforçou que, sobre a questão da renovação da frota de veículos, não há nenhuma previsão, em razão do déficit que o município tem com a empresa.

Muitos participantes, a maioria cobradores de ônibus, usaram a tribuna para pedir aos vereadores que lutem em prol da categoria.  

O presidente da Comissão, vereador Adiel Oliveira, destacou a importância da audiência para o entendimento mais aprofundado do assunto. “Nos solidarizamos com todos os trabalhadores que estão em risco, porém estamos vendo que o problema é mais grave. E que precisamos ser efetivos para não colapsar o transporte público do município. Estamos entendendo que a implantação do sistema de integração dos ônibus pode ser uma solução que atenderia os anseios da população, da empresa e consequentemente dos motoristas e cobradores”, disse ele

Já o vice-presidente da Comissão, vereador Ley do Trânsito, informou que a comissão irá atuar com o governo municipal e a empresa, “em busca de uma solução para as linhas que, segundo a população, foram diminuídas, mas que na verdade tiveram rotas alteradas” disse Ley

A Comissão Permanente de Urbanismo, Trânsito, Transporte e Meio Ambiente tem como integrantes o vereador Adiel Oliveira (presidente), o vereador Ley do Trânsito (vice) e o vereador Zé Terez (relator). Os parlamentares decidiram produzir relatório detalhado com as tratativas da audiência para o encaminhamento ao governo municipal, buscando uma solução conjunta para o setor.

Assista à audiência: 

Foto: Mesa de convidados, durante audiência pública

Início do rodapé