Início do conteúdo

Em noite de homenagens, Câmara concede Medalha Jamil Selim de Sales


Publicada em 18/11/2021 17:30

Em noite de homenagens, Câmara concede Medalha Jamil Selim de Sales

Honraria faz alusão ao ex-prefeito da cidade por três mandatos; medalha criada em 2013 presta homenagem a cidadãos de grande relevância social para o município de Ipatinga

 

A Câmara Municipal de Ipatinga homenageou na noite desta quarta-feira (17) personalidades municipais com a Medalha Jamil Selim de Sales. A solenidade foi no plenário da Câmara.

A medalha foi criada em 2013 e presta homenagem ao cidadão que, de alguma forma, contribui com a história do município, seja na área econômica, social, educacional, cultural, esportiva, política ou religiosa.

Ao todo, foram 19 agraciados. O destaque da solenidade ficou com a senhora Maria Brume de Jesus. Aos 101 anos de idade, com dificuldade de locomoção, ela fez questão de ir ao local da homenagem e receber pessoalmente a medalha. Católica participante, sempre ajudou na comunidade exercendo a função de parteira, auxiliando dezenas de famílias, muitas vezes em locais distantes.

“Mãe de 14 filhos, Dona Maria Brume de Jesus é orgulho para seus filhos, noras, netos, bisnetos e tataranetos, bem como para todos os cidadãos de Ipatinga, principalmente para aqueles que vieram ao mundo por meio de suas mãos”, diz o vereador Zé Terez, autor da homenagem.


Ao lado dos vereadores Toninho Felipe e Zé Terez, Dona Maria Brume de Jesus recebe Medalha Jamil Selim de Sales  

Outra homenagem notória foi para senhora Dinah Rezende de Macedo, considerada a primeira profissional de enfermagem de Ipatinga. Aos 86 anos, Dinah iniciou sua carreira em 1961, no ambulatório central da Usiminas. Nesse período, com a usina em construção, atendia funcionários e seus dependentes.

Com a emancipação do município, atuou na organização e no funcionamento de ambulatórios construídos em diversos bairros de Ipatinga. Trabalhou também em diversos outros estabelecimentos de saúde, como o Hospital Márcio Cunha. “Além disso, desenvolveu vários trabalhos voluntários”, diz o vereador Coronel Silvane Givisiez, autor da honraria.

A Medalha Jamil Selim de Sales também foi entregue a empresários, servidores públicos, líderes religiosos e líderes comunitários (confira lista abaixo).

Considerada a primeira enfermeira de Ipatinga, Dinah Rezende de Macedo recebeu a homenagem do vereador Coronel Silvane Givisiez

Representando os homenageados, a professora e empresária Marilane Santos falou da alegria em ser agraciada e exaltou a importância desse reconhecimento.

“Quando percebo que existem pessoas tão especiais que contribuem de fato para nossa sociedade, que se preocupam com as pessoas, como seres humanos, tenho só que agradecer. É a representação do amor que todos nós temos pelo próximo e por Ipatinga, uma cidade jovem, com um futuro promissor.”

Segundo o presidente da Câmara, o objetivo da medalha é reconhecer o trabalho daqueles que contribuíram para a história do município.

“A história não se faz apenas por aqueles que ocupam cargos importantes, mas também por cada pessoa nascida em Ipatinga ou que aqui decidiu viver, e que trabalha diariamente para uma cidade melhor. Portanto, nós vereadores, como representantes do povo, não podíamos esquecer as pessoas que são modelos a serem seguidos”, diz o vereador Toninho Felipe.

Assista à solenidade: 

 

Medalha Jamil Selim de Sales

Robert Rodrigues Vilela Campos

Flávio Anício

Rafael Boeno Vaz

Willian França da Silva

Willian Luciano Pires

Rosilene Pereira Gonçalves

Ronald Silva de Sá

José Ignácio Damasceno

Gilmar dos Santos Faria

Reinaldo Ferreira

Maria Brume de Jesus

Maria José de Figueiredo Cunha

José Domingos dos Santos

Marilane Santos

André Gonçalves

Emerson Henrique

Dinah Resende de Macedo

Maria Margarida de Lima Mendes 

Leandro Xingó

 

Início do rodapé