Câmara aprova orçamento de RS 1,2 bilhão para Ipatinga em 2022

Publicada em 21/12/2021 16:04

Câmara aprova orçamento de RS 1,2 bilhão para Ipatinga em 2022

Valor é 10% maior que o aprovado para 2021

Aprovada nesta terça-feira, em reunião ordinária (21), a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022. Com orçamento previsto de R$ 1.210 bilhão, este é o maior orçamento a ser apreciado pela Câmara. “O projeto tem previsões muito otimistas, considerando o orçamento consolidado de R$ 900 milhões em 2019, advindos de verbas de transferências do Governo Federal para enfrentamento da Covid-19”, disse o analista do Legislativo Nilson Vaz.

Ele ainda explicou que, já neste ano, como os número ainda estão em aberto, há apenas uma boa expectativa de arrecadação. "Para sabermos se 2021 terá quase um montante igual a superior ao ano passado, é necessário que aguardemos o fechamento do ano”, pontuou ele.

Para o ano que vem, há uma nova destinação de recursos para a recuperação de danos e impactos socioeconômicos das bacias dos Rios Doce e Piracicaba. “Devido ao rompimento da barragem de Mariana e ao impacto ambiental causado nos rios, o município receberá R$ 9 milhões para este fim, já que Ipatinga é banhada pelos dois rios”, disse Nilson Vaz.

A LOA define todas as receitas e fixa todas as despesas referentes ao seu respectivo exercício fiscal e é feita tomando como base as verbas de transferências dos governos federal e estadual e de recursos próprios, como o IPTU e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

Emendas –  Após a primeira aprovação, nesta quarta-feira (22), serão apreciadas as emendas ao orçamento. Lembrando que essa é a primeira vez que o orçamento contará com emendas impositivas na ordem de R$ 10 milhões no total, cabendo a cada vereador reinvestir nas mais diversas áreas.

Segundo Nilson, as áreas mais indicadas para recebimento de verbas são assistência social, esporte e educação.

(imagem de destaque: www.ipatinga.mg.gov.br)