Escola do Legislativo apresenta trabalho de educação cidadã à Secretaria Municipal

Publicada em 11/02/2022 17:04

Apoio da pasta é fundamental para a realização dos projetos “Câmara Mirim” e “Constituição em Miúdos”, bem como do “Parlamento Jovem”

Representantes da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ipatinga reuniram-se nesta sexta-feira (11/2) com a secretária de educação, Patrícia Avelar, para dialogar sobre os trabalhos realizados nos projetos Câmara Mirim, Constituição em Miúdos e Parlamento Jovem. As atividades de educação cidadã são conduzidas pela Escola do Legislativo da Câmara de Ipatinga.

Devido à pandemia do coronavírus, o Legislativo não pôde realizar a Câmara Mirim e a Constituição em Miúdos, por se tratar de eventos presenciais realizados no plenário da instituição.

“Na pandemia, a Escola do Legislativo não parou. Embora tenhamos dado um tempo nas atividades presenciais, aproveitamos para conhecer outros formatos de ensino da educação cidadã, para reformular a Câmara Mirim, que desde o início de sua existência não teve novos formatos. Estamos nos empenhando para recomeçar neste ano, com um ensino mais dinâmico e convidativo”, disse a servidora e diretora da Escola, Marli Teixeira de Andrade.

Ficou acertado que haverá, nos próximos dias, uma reunião com a equipe diretiva das escolas para apresentação dos projetos de educação cidadã.

“Muitas escolas tiveram mudanças nas suas direções. Nesse aspecto, é bom que os projetos sejam apresentados para as instituições públicas de ensino que não os conhecem, para que fiquem por dentro das novidades e dos novos formatos desses programas”, disse a secretária Patrícia Avelar.

A presidente da Escola do Legislativo, vereadora Cecília Ferramenta (PT), informou que um novo projeto será lançado este ano, o Parlamento Jovem.

“Esse formato de educação cidadã é para jovens do ensino médio. Queremos que tanto crianças como jovens tenham acesso ao Parlamento, em todas as suas especificidades, por meio da educação, de forma lúdica e assertiva. Acreditamos que, quanto mais os jovens se envolverem na política, melhor será o resultado do país”, disse a parlamentar.

Já o vice-presidente da Câmara, vereador Adiel Oliveira (PMN), ressaltou que a boa relação institucional entre os Poderes Legislativo e Executivo renderá bons frutos para os alunos.

“Essa boa relação institucional com a Secretaria de Educação do município, por meio de seus técnicos e sua equipe diretiva, será um ganho para os alunos, que poderão aumentar seus aprendizados e exercer a cidadania”, disse Adiel.

Gincana do Saber – A Gincana do Saber é um projeto baseado nos livros de educação cidadã da educadora Madu Macedo. O tema Constituição em Miúdos é trabalhado em sala e, após o aprendizado em sala, os alunos podem participar de uma gincana promovida pela Câmara de Ipatinga, que tem o intuito de estimular o aprendizado da Constituição Federal em uma linguagem mais adequada aos jovens e adolescentes.

Imagem: Vereadores e técnicos da Câmara de Ipatinga em reunião na Secretaria de Educação