Início do conteúdo

Aprovado projeto que institui Semana da Prevenção e Combate à Depressão


Publicada em 24/02/2022 18:25

Aprovado projeto que institui Semana da Prevenção e Combate à Depressão

A intenção é de que o Executivo desenvolva ações de conscientização da população acerca da doença durante a primeira semana do mês de outubro


Aprovado projeto de lei (PL nº 19/22) que institui a Semana de Prevenção e Combate à Depressão no âmbito do município de Ipatinga. 

A intenção é de que o Executivo desenvolva ações de conscientização da população acerca da doença durante a primeira semana do mês de outubro.

De autoria do vereador Fernando Ratzke (Cidadania), a proposta, já aprovada em duas votações, segue para ser sancionada pelo Executivo. 

“A depressão é uma doença silenciosa e já é considerada o mal do século. Então todo trabalho de conscientização que propusermos é importante porque as doenças mentais são silenciosas e têm sido a causa de milhares de mortos ano após ano”, disse o parlamentar.

Segundo a psicóloga Ingrid Saraiva, a pandemia da covid-19 provocou um aumento muito grande nos quadros de transtorno de depressão e ansiedade.

“Esse aumento foi muito perceptível, principalmente entre as mulheres, os jovens e os adolescentes, devido a uma série de fatores, entre eles um cenário de tristeza, medo, insegurança, solidão, angústia e instabilidade econômica.”


A psicóloga Ingrid Saraiva: "Compreendo que trabalhar o tema numa semana de prevenção já é um passo importante"

 

Ela explicou que as pessoas estão passando por grande carga emocional, o que leva a um considerável número de pessoas que busca ajuda para manter ou restabelecer seu bem-estar psicológico. 

“E chamo a atenção para os devidos cuidados que a sociedade deve ter com quem apresenta sintoma, porque se intensificam”, disse a profissional.

Para a psicóloga, a depressão é uma doença pouco compreendida.  

“Nem sempre a pessoa que dá sinais é assistida. Existe muito sofrimento e tabu em torno do problema. Precisamos avançar com as políticas públicas de saúde para que haja melhor acolhimento na rede de saúde, mas compreendo que trabalhar o tema numa semana de prevenção já é um passo importante, até porque as pessoas acreditam que, por não apresentar sintomas físicos, a depressão é apenas um momento de tristeza.”

Desinformação 

Ainda segundo a psicóloga, é necessário e urgente debater o tema e combater o preconceito. “A desinformação sobre a depressão nos coloca diante de um cenário delicado, pois as pessoas acabam não aceitando que estão passando por sintomas que caracterizam o transtorno, e isso acaba dificultando o tratamento e a busca por ajuda” , afirmou Ingrid Saraiva.

“A saúde pública tem o dever de esclarecer que a depressão causa um sofrimento e incapacita as pessoas de sentir prazer em viver, podendo levar até ao suicídio”, finalizou ela. 

 

Início do rodapé