Início do conteúdo

Ex-vereadores mirins acompanham visitas às escolas e estimulam adesão ao projeto


Publicada em 24/03/2022 17:38

Ex-vereadores mirins acompanham visitas às escolas e estimulam adesão ao projeto

Até então, maior parte das cadeiras foram conquistadas por mulheres


Em maio, a Câmara Mirim de Ipatinga faz 15 anos de criação. Desde que foi aprovada pela Resolução nº 474/ 2007, foram realizadas a cada dois anos campanhas para eleição de estudantes e, desde então, novos mirins foram eleitos. 

Foram inúmeras as conquistas históricas do projeto. Em novembro de 2007, a Câmara dos Deputados reconheceu a maior eleição de mirim do país, emitindo aos eleitos certificado expedido pelo Plenarinho. 

Em 2008, os estudantes realizaram sua primeira audiência pública, para dialogar com representantes da Polícia Civil sobre o trabalho prestado para retirada de identidades.

Neste ano, a eleição será realizada no próximo mês de abril. Equipes de trabalho estão terminando as visitas às escolas do município, convidando os estudantes a participarem do projeto. 

Para fortalecer esse convite, alguns ex-vereadores mirins foram convidados a participarem da divulgação. 

Nesta segunda-feira (21/3), os ex-mirins Geovana Fernandes Oliveira, que representou a Escola Municipal Padre Cícero, em 2009, e Leonardo Patrick, da Escola Municipal Zélia Duarte, em 2010, acompanharam a equipe técnica da Câmara. 

Eles relataram aos estudantes a importância de ter participado do projeto. A relações públicas Amanda Andrade, por exemplo, usou sua experiência como presidente da Câmara Mirim. 

Ela afirmou que o conhecimento adquirido contribuiu para conquistar a vice-presidência da Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (Fejesp). “Listei como experiência curricular a Câmara Mirim de Ipatinga, fundamental para análise da disputa”, disse ela.  

Já o gestor público Leonardo Patrick comenta o quão gratificante foi ter participado desse processo. ‘Fui aluno da rede pública de ensino de Ipatinga e foi por meio da Câmara Mirim que pude descobrir minha vocação profissional. Com o mandato de vereador mirim, pude compreender o verdadeiro sentido da política e hoje faço mestrado em Ciências Políticas”, disse ele, que trabalha atualmente na Câmara dos Deputados. 

Para Geovana, é muto bom relembrar o processo e incentivar outros estudantes. 

Mulheres mirins - Um dado que chama a atenção é que 60% das mirins eleitas são mulheres. “Se é necessário que para a eleição adulta cotas sejam estabelecidas para que as mulheres possam disputar, esse dado vem demonstrar que existe muita vontade das jovens em participar de projetos escolares e políticos que mudam positivamente a vida das pessoas”, disse a vereadora Cecília Ferramenta (PT), presidente da Escola do Legislativo, órgão da Câmara de Ipatinga responsável pelo projeto. 

Na votação deste ano, devem participar mais de 10 mil alunos do 6º ao 9º ano, de escolas públicas e privadas do município. 

Início do rodapé