Aumenta o número de denúncias de abuso e exploração sexual

Publicada em 18/05/2022 18:05

Aumenta o número de denúncias de abuso e exploração sexual

Apesar disso, segundo a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, estima-se que, para cada caso denunciado, 20 são subnotificados

Os registros do número de casos de importunação e abuso sexual cresceram 20% nos primeiros meses de janeiro a abril de 2022. A informação é do representante do 14º Batalhão de Polícia Militar, capitão Lázaro Filho, dada durante a audiência pública que debateu o tema na Câmara Municipal de Ipatinga, nesta terça-feira (17/5).

Ele ainda reiterou que em 2021 houve um aumento de 12%  de denúncias em relação a 2020. “Estamos apenas nos primeiros meses do ano, mas o apurado já mostra que está havendo maior número de denúncias de casos que nos anos anteriores. Apesar disso, não é uma estatística que demonstre a realidade, pois esse tipo de crime normalmente se configura dentro de casa”, disse o capitão Lázaro.

Segundo o vereador Ademir Claudio (DEM), dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos dão conta que a subnotificação é muito alta.

“Para cada caso denunciado, estima-se que 20 estão subnotificados, o que nos choca profundamente, pois, se 87% dos casos acontecem no seio da família, é importante que fortaleçamos os canais de denúncia, que falemos sem cessar sobre o tema, para encorajar os casos omissos”, disse o parlamentar.

Ele ainda reiterou que o combate à pedofilia é uma de suas bandeiras e que realiza a audiência há 8 anos, o que tem rendido bons frutos no combate deste mal.

Dos encaminhamentos, organizar um grupo de estudo para verificar a implantação da escuta especializada às vítimas, buscar um constante treinamento para que professores saibam identificar os sinais da criança abusada, “porque a escola é um ambiente muito propício para essas vítimas falarem, já que o mal ocorre muito dentro de casa”, disse a coordenadora da Escola Profissionalizante Tenente Osvaldo Machado (EPTOM), Cleoneide Oliveira.

Outra demanda diz respeito ao acolhimento as vítimas. “A pessoa abusada ser atendida de que qualquer forma? Temos muito o que avançar e nossa luta passa por isso também.”, disse Cleoneide.

Participaram da audiência a delegada da mulher, idoso e criança, Ana Paula Passagli; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança, Flávio Elias; o secretário adjunto de assistência social, Mauro Nunes; a vereadora Cida Lima (PT) e representantes dos Conselhos constituídos em favor da infância.

Assista à audiência: