Início do conteúdo

Mobilidade Urbana: Câmara autoriza captação de empréstimo


Publicada em 19/08/2022 16:06

Mobilidade Urbana: Câmara autoriza captação de empréstimo

Município pretende realizar seis grandes intervenções urbanas, “promovendo adequação do sistema viário às necessidades de mobilidade impostas pelo processo de desenvolvimento econômico vivenciado nos últimos anos em Ipatinga”


A Câmara Municipal de Ipatinga autorizou a obtenção de até US$ 47 milhões (dólares), cerca de R$ 240 milhões, para a implantação do Prorumo - Programa de Reorganização Urbana de Mobilidade para Todos. O objetivo é utilizar o recurso para uma ampla melhoria da mobilidade urbana em vários pontos da cidade. 

A proposta (PL nº176/22) recebeu 14 votos favoráveis e 3 contrários, em reunião extraordinária, na tarde desta sexta-feira (19). O texto segue para sanção.  

De acordo com comunicado enviado pelo Poder Executivo, a operação de crédito visa “promover a melhoria da mobilidade urbana por meio da reestruturação e requalificação de vias estruturantes com a inserção de trincheiras e recuperação de vias urbanas e ciclovias”. 

A proposta visa ainda proporcionar “a acessibilidade e segurança viária, a redução de acidentes nas vias do município, garantindo o deslocamento seguro e eficaz de todos os usuários, em observância às áreas de preservação do patrimônio ambiental do município”.   

Com a autorização, o município fica apto a captar o valor com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata - Fonplata, com garantia da União. 

O prazo total de financiamento é de 180 meses, com 48 meses de carência. A taxa anual de juros é de 2,1%. 

Conforme o texto da lei, as ações desse programa são oriundas de orientações estratégicas previstas no Plano Diretor Municipal (Lei nº 3350/14), no Plano Plurianual (2022-2025) e na Lei nº 4.278/21.  

 

Intervenções  

O plano do município é realizar seis grandes intervenções urbanas: 

1 - Construção de trincheira da intersecção da Avenida Burle Marx com a BR 458.

2 - Construção de intersecção da BR 458 com acesso à Portaria II da Usiminas / ruas Ponte Nova e rua Carangola. 

3 - Construção de trincheira da BR 458 com a avenida João Valentim Pascoal - Vila Ipanema. 

4 - Construção do acesso da BR 458 ao distrito industrial. 

5 - Recuperação de vias urbanas. 

6 - Construção e remodelação de ciclovias. 

De acordo com a mensagem do governo, “a proposta demonstra a preocupação deste Executivo em aperfeiçoar constantemente a infraestrutura do município, em consonância com princípios de sustentabilidade, promovendo adequação do sistema viário às necessidades de mobilidade impostas pelo processo de desenvolvimento econômico vivenciado nos últimos anos em Ipatinga.”  

Assista à reunião: 

Imagem: Divulgação/PMI 

Início do rodapé