Comissão de Direitos Humanos da Câmara debate Violências contra as Mulheres

Publicada em 23/08/2022 17:50

Comissão de Direitos Humanos da Câmara debate Violências contra as Mulheres

Debate será na Câmara de Ipatinga, nesta quarta-feira (24/08), às 18h30; o objetivo é contribuir com ações que venham fortalecer a rede de apoio e de proteção às vítimas e a seus familiares

“O Combate às Violências contra as Mulheres” será tema de debate na Câmara de Ipatinga, nesta quarta-feira (24/08), às 18h30. A Comissão de Direitos Humanos da Câmara realiza audiência pública para dialogar sobre as políticas públicas ofertadas às mulheres vítimas de violência na cidade.

O objetivo é dialogar sobre as diversas violências sofridas pelas mulheres e os espaços em que elas ocorrem, contribuindo com ações que venham fortalecer a rede de apoio e de  proteção às vítimas e seus familiares.

A audiência pública é uma iniciativa em celebração ao mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. “Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade. Além disso, pretende-se fortalecer e reivindicar as políticas públicas, bem como divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes no município.

Um ponto previsto na Lei Maria da Penha que será debatido diz respeito à necessidade de integração do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública com as áreas de segurança pública, assistência social, saúde, educação, trabalho e habitação, além da capacitação permanente das Polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros quanto à equidade de gênero e de raça ou etnia e ao problema da violência doméstica e familiar contra a mulher.

A audiência pública “O Combate às Violências contra as Mulheres” é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa da Pessoa com Deficiência, nesta quarta-feira (24), a partir das 18h30, em formato presencial. O debate também será transmitido pelos canais oficiais da Câmara Municipal de Ipatinga, no Facebook e YouTube. Mulheres que não conseguirem comparecer presencialmente poderão encaminhar suas dúvidas pelo chat da transmissão ao vivo.

Faz parte da Comissão a vereadora Cida Lima (presidente) e os vereadores Ademir Cláudio (vice) e Coronel Silvane Givisiez (relator).