Câmara Mirim: vereadores apresentam indicações com sugestões de políticas sociais e de segurança

Publicada em 15/09/2022 14:48

Além das indicações, parlamentares mirins aprovaram uma Moção de Pesar e um novo texto para o Regimento Interno da Câmara Mirim

Os vereadores mirins se reuniram para apresentação das primeiras proposições da atual legislatura. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (14), no plenário da Câmara, às 14h. O evento foi transmitido pela TV Câmara, no Youtube.

Entre as indicações apresentadas, está a criação de um Centro Integrado de Apoio aos Moradores de Rua. No local, os moradores de rua que forem acolhidos teriam comida, cuidados médicos, hospedagem e cursos profissionalizantes, bem como a possibilidade de serem encaminhados para o mercado de trabalho.

De acordo com a vereadora mirim Jenyfer Yuri Lino, autora da proposta, a população em situação de rua tem crescido bastante, principalmente durante e após a pandemia. “São necessárias políticas de acolhimento, moradia, trabalho e renda, criando alternativas eficazes que tratem a situação de forma sistêmica. Em minha opinião, isso pode ajudar a resgatar essas pessoas e fazê-las voltar a serem inseridas dignamente na sociedade”, disse ela.

Outra indicação, dessa vez da estudante Stefanie Guimarães, trata sobre a implantação do projeto Meninas de Vermelho, que consiste em colocar kits com itens básicos e necessários (absorventes, lenços umedecidos, calcinhas descartáveis) para uso emergencial durante o período menstrual nos banheiros femininos das escolas.

“Esse projeto tem o objetivo de ajudar as mulheres que sofrem da pobreza menstrual. E por causa da falta de recursos, desinformação ou tabu em torno do assunto, uma parcela significativa da população é impactada por esse problema”, afirmou ela.

Já a vereadora mirim Adrielly Gomes quer que o governo municipal crie o projeto Passagem Segura, que tem como objetivo promover mais segurança aos estudantes nos três turnos de entrada e saída das Escolas do município de Ipatinga, com o apoio de viaturas e efetivo da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

“Esse projeto trará mais segurança tanto para os trabalhadores das escolas quanto para os alunos a fim de evitar entradas desapercebidas de pessoas estranhas, sem autorização, no momento mais tumultuado de entrada e saída, além de evitar conflitos entre alunos, professores e comunidade nesse momento”, disse ela.

Moção de Pesar - Rainha Elizabeth II

Além das indicações, os parlamentares mirins aprovaram uma Moção de Pesar pelo falecimento da Rainha Elizabeth II, monarca do Reino Unido. De acordo com os vereadores mirins Kauan de Oliveira e Samuel Silva, autores da moção, a Rainha Elizabeth II foi a monarca com o reinado de maior duração na história da monarquia britânica.

Eles lembraram que a monarca visitou o Brasil em 1968 e cumpriu uma agenda diversificada, que incluiu visita ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. “Em discurso impactante no Congresso Nacional, a monarca ressaltou o patriotismo e a união do povo brasileiro. Sua força e carisma serão sempre lembrados na história mundial”, disseram eles.

Regimento Interno

Os vereadores mirins aprovaram um novo texto do Regimento Interno da Câmara Mirim.  De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, a servidora Marli Teixeira, as mudanças adequam a norma a um novo modelo da Câmara Mirim.

“Entre as alterações, está a que prevê o número de vereadores mirins, que passou a ser igual ao número de escolas participantes. Além disso, candidatos só poderão participar agora se estiverem cursando os 8º e 9º anos, já que antes poderiam ser do 6º ao 9º.  Outra mudança, entre outras, trata sobre a eleição da Mesa Diretora Mirim, que passou a ser na terceira reunião, não mais junto com a posse”, disse Marli Teixeira.

Assista à reunião: