CMI aprova destinação de recursos para entidades filantrópicas

Publicada em 19/10/2022 18:05

CMI aprova destinação de recursos para entidades filantrópicas

Ao todo, cinco entidades que tiveram projetos aprovados no chamamento público serão contempladas e prestarão diversos serviços a idosos do município

Entidades ligadas ao idoso do município receberão, nos próximos dias, R$ 540 mil vindos do Fundo Municipal do Idoso e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Segundo o Executivo municipal, “os recursos serão repassados às entidades selecionadas, para celebração de parcerias visando a consecução de planos de trabalhos já apresentados”, explica o Projeto de Lei nº 244/22.

As ações que serão contempladas possuem as mais diversas atividades. O Projeto Vida Plena visa adquirir materiais para a construção de fraldas geriátricas descartáveis para a distribuição gratuita para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Casa de Cuidado Humano receberá para executar o projeto “Movimente-se, Corpo e Alma Ativos”, que visa fomentar a prática de atividades físicas e cognitiva para idosos inseridos nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, “além de possibilitar a melhoria da qualidade de vida, o bem-estar físico e mental.

Ainda do Fundo do Idoso, o projeto Vida Leve da Associação Centro de Convivência Espaço da Família (ACCEF) objetiva ressignificar o papel social com saberes e experiências por meio de atividades que possibilitem a qualidade de vida.

Já o Grupo Renascer Ipatinga teve aceito no chamamento público realizado pela Prefeitura de Ipatinga, conforme publicado no Diário Oficial do município, o projeto Transmissão e Ação: Movimento, Memória e Valorização da Experiência da Intergeracionalidade.

“Contribuir para a prevenção da situação de risco social, de isolamento, situações de violência e violação dos demais riscos identificados pelo trabalho de caráter preventivo junto à pessoa idosa”, cita o projeto.

E, por fim, o Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz – NAEMC, conhecido popularmente como Casa da Esperança, visa aprimorar a equipe técnica para atendimento à pessoa idosa.

Juntas, as cinco entidades receberão cerca de R$ 540 mil.

Em audiência pública ocorrida na Câmara na última terça-feira (18/10), sobre a valorização da pessoa idosa, realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Vasco Lagares, informou que 15% da população de Ipatinga são idosos e, para assegurar o envelhecimento com qualidade de vida, é necessário que elas estejam no orçamento dos governos de todas as esferas.

“Sem orçamento público, não há políticas públicas que atendam a essa população”, apontou.

Outro dado levantado no debate é quanto ao número da violência contra o idoso. Em matéria publicada no Diário do Aço, em 15 de junho de 2022, a delegada Ana Paula Passagli informou que a violência cresceu 11,4% em relação aos meses de 2021 e que os crimes mais comuns são lesão corporal, apropriação indébita e abandono de incapaz.

“E normalmente esse tipo de crime é cometido dentro de casa. Os  investimentos públicos se fazem necessários”, frisou a  presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, vereadora Cida Lima (PT).

Assista à reunião:

Imagem: Projeto Vida Plena