CMI irá expor projeto de educação cidadã no Encontro Nacional das Escolas do Legislativo

Publicada em 07/11/2022 14:11

Objetivo da Associação é estimular e fortalecer programas de educação para cidadania

A Câmara de Ipatinga apresentará, na próxima quarta-feira (9), projeto realizado pela Escola do Legislativo da Casa, intitulado "Bem-Casado da Cidadania", no 36º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL).

A Abel reúne escolas, centros de treinamento, institutos de estudos e de pesquisa e entidades afins vinculadas ao Poder Legislativo brasileiro e aos tribunais de contas de todo o país. A Associação tem como finalidade promover o aperfeiçoamento das atividades legislativas por meio de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação de servidores da administração pública.

Este ano a Câmara de Ipatinga, por meio da diretora Marli Andrade Teixeira Franco e da presidente da Escola, a vereadora Cecília Ferramenta (PT), apresentarão como o legislativo ipatinguense vem trabalhando a cidadania com alunos do ensino fundamental, por meio de visitas guiadas à sede da Câmara. Os alunos também acompanham uma breve explanação sobre o papel do Legislativo e também assistem a uma reunião da Câmara Mirim, podendo participar ativamente do debate, usando inclusive a Tribuna.

“Retomamos o projeto Câmara Mirim, que havia sido paralisado após a pandemia. Após esse período de paralisação, reformulamos o projeto, com o objetivo de oferecer algo novo aos estudantes que foram eleitos e que agora contam com um formato mais participativo, informativo e inclusivo. Alunos não mirins também podem participar dos debates”, explicou a diretora Marli Andrade.

Marli considera que a experiência tem sido muito proveitosa, “haja vista o retorno que temos recebido das escolas participantes é bastante positivo”.

Já a presidente da Escola, vereadora Cecília Ferramenta, comemora que Ipatinga tenha sido selecionada para levar "o que vem sendo feito de bom e que certamente servirá de referência para outros legislativos do Brasil num evento tão importante e norteador". “Desde que assumi a presidência da Escola, não medimos esforços para trazer o melhor para a Câmara de Ipatinga, e promover uma Escola do Legislativo atuante”, disse a parlamentar.

Mais – São objetivos da Abel:

• Difundir informações sobre os programas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelas Escolas do Legislativo.
  • Estimular, divulgar e fortalecer programas de educação para cidadania desenvolvidos pelas Escolas, como forma de apoio às comunidades e à sociedade civil.
  • Incentivar e orientar parcerias e programas de racionalização e otimização de recursos alocados às Escolas.
  • Apoiar as formas de comunicação entre as Escolas, com eventos periódicos, publicações, listas de discussão, videoconferências, dentre outros meios.
  • Fomentar e apoiar a criação de Escolas nas Casas Legislativas, em níveis estadual e municipal, onde estas ainda não existam.
  • Defender os interesses das Escolas associadas.
  • Apoiar e desenvolver programas para o fortalecimento do Poder Legislativo;
  • Ser fórum de debates em assuntos de relevância nacional, e de interesses específicos das associadas.