Início do conteúdo

Usiminas apresenta plano para reforma do alto-forno 3


Publicada em 24/11/2022 13:46

Usiminas apresenta plano para reforma do alto-forno 3

Investimento envolve R$ 2,7 bilhões e planeja empregar cerca de 10 mil trabalhadores temporários 

 

Os vereadores de Ipatinga se reuniram na manhã desta quinta-feira (24), na sala da presidência, para receberem representantes da Usiminas.  Eles vieram para falar dos projetos futuros da empresa. 

Na oportunidade, foi apresentado o Plano de Mobilização para a obra do alto-forno 3, prevista para iniciar no 2º trimestre de 2023. O plano de reforma envolve um investimento de R$ 2,7 bilhões e foi apresentado pelo gerente de projetos da Usiminas, Elielson Soares, pelo coordenador de Relações Institucionais e Comunidades da empresa, Paulo Assis, e pelo coordenador de Recursos Humanos, Felipe Santos.

De acordo com o que foi divulgado,  a expectativa é que quase 10 mil empregos temporários sejam gerados no período de obras. Essa informação motivou inúmeras perguntas dos vereadores presentes, principalmente referente ao impacto socioeconômico no município, já que na maioria são empregos temporários. De acordo com Paulo Assis, a Usiminas busca, por meio do diálogo com lideranças e comunidades do Vale do Aço, estimular que as oportunidades de emprego e negócios contribuam com o desenvolvimento de toda a região, e que irão priorizar a mão de obra local. 

Para o vice-presidente da Câmara, vereador Adiel Oliveira (PMN), esse diálogo é importante, porque todo impacto na comunidade, seja no trânsito, social ou ambiental, acaba chegando primeiramente na Câmara por meio da população. “Gostaria de parabenizar essa iniciativa da Usiminas em buscar detalhar o seu planejamento para minimizar todo impacto no município, que possivelmente uma obra deste tamanho poderá ocasionar. Todavia, sabemos que todo investimento realizado pela empresa, principalmente visando seu desenvolvimento e ampliação da capacidade produtiva, se transforma em benefício e crescimento para o município”, disse Adiel. 

Imagem: Apresentação da Usiminas na sala da presidência da Câmara de Ipatinga 

Início do rodapé