Emoção marca a entrega de honrarias na Sessão Solene da Câmara

Publicada em 30/11/2022 15:44

Emoção marca a entrega de honrarias na Sessão Solene da Câmara

Personalidades de todas as áreas foram agraciadas com Medalhas e Títulos de Cidadania Honorária

“Neste ano em que nossa cidade de Ipatinga completa seus 58 anos de fundação e também comemoramos os 60 anos de fundação da Usiminas, nós homenageados somos profundamente agradecidos pela deferência a nós oferecida. Aqui simplesmente representamos uma incontável gente brava que vive nesta cidade ditosa, terra senhoril, joias raras, preciosa no coração do Brasil”, essas são algumas das palavras do Padre Fernando dos Santos, que representou a todos os homenageados na Sessão Solene da Câmara de Ipatinga.

Nesta terça-feira (29), 57 cidadãos foram agraciados com Medalhas do Mérito Legislativo, Medalhas Jamil Selim de Sales e Títulos de Cidadania Honorária pelos 19 vereadores da Casa, que podem indicar anualmente nomes de pessoas que fazem a diferença no município e que contribuem para a melhoria da vida das pessoas.

Na ocasião, o homenageado pastor Júlio César Nogueira fez uma oração e o secretário de governo municipal, Matheus Braga, que também foi homenageado, representou o Executivo Municipal no evento.

A Lei Orgânica do Município de Ipatinga confere à Câmara Municipal a prerrogativa de conceder títulos de cidadania honorária ou qualquer outra honraria ou homenagem a pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços ao município, atendidos os requerimentos específicos em legislação específica.

Foram homenageados profissionais civis, militares, promotores públicos, empresários, líderes espirituais, comunitários, servidores públicos, profissionais do esporte, da educação, da medicina, comerciantes, profissionais da imprensa. “Enfim, pessoas que efetivamente contribuem para o crescimento de nossa Ipatinga e que, em suas atividades diárias, honram seu próximo, fazem o bem aos seus semelhantes”, disse o presidente da instituição, vereador Toninho Felipe.

Ele ainda resumiu que “está findando os dois anos que estive à frente da presidência da Câmara de Ipatinga e posso ressaltar, entre outros trabalhos, a volta do Projeto Câmara Mirim e dos projetos de educação cidadã da Escola do Legislativo”, pontuou Toninho.

A Medalha Jamil Selim de Sales foi instituída pela Resolução 647/13 a cidadãos que, de alguma maneira, participaram da construção histórica do município de Ipatinga, na área econômica, social, educacional, cultural, esportiva, política ou religiosa.

A Medalha do Mérito Legislativo foi instituída pela Resolução 281/98 e  é concedida a cidadãos, ipatinguenses ou não, que tenham contribuído de forma efetiva para o município de Ipatinga na prestação de relevantes; na demonstração de interesse na solução de problemas locais, mesmo não tendo em Ipatinga o seu domicílio; na participação na elaboração de relevantes projetos de lei de interesse municipal, na contribuição no sentido de elevar o nome da cidade na área esportiva, cultural, social, religiosa, política, econômica ou ambiental.

Já o Título de Cidadania Honorária é concedido àqueles que tenham prestado relevantes serviços ao município e que tenham demonstrado interesse na solução de problemas locais.

O reverendo Fernando, que recebeu título de cidadão honorário, reiterou que “não nos cansemos de trabalhar para o bem de um mundo melhor. Trabalhar para o bem da humanidade”, disse.

Servidores - Este ano, três servidores do Legislativo foram homenageados: as servidoras Marli Teixeira de Andrade e Franco, com Medalha de Mérito Legislativo, e a servidora Elisângela de Sousa Santiago, com Título de Cidadã Honorária, ambos concedidos pelo vereador Ademir Claúdio. Já o servidor Nelson Vaz foi agraciado com a Medalha Jamil Selim de Sales, concedido pelo vereador Zé Terez.

Para eles, “ter sido escolhidos, ter o nome aceito para receber tais honrarias é motivo de orgulho e a certeza de que nosso trabalho é percebido e bem aceito”. É motivador e gratificante representar os demais colegas do Legislativo que trabalham juntos na busca de uma Câmara cada vez melhor”, disseram.