Escolas Padre Bertollo e Sônia Maria Silva Gomes são as vencedoras da 2ª gincana do Saber

Publicada em 12/12/2022 17:11

Nesta 2ª edição, uma escola municipal e uma estadual foram as vencedoras do jogo da cidadania

A última etapa da Gincana do Saber, promovida pela Escola do Legislativo da Câmara de Ipatinga, e que contou com a participação de 12 escolas, foi muito disputada. Tanto no 5º como no 9º ano, os alunos concorrentes foram para a 2ª etapa da Gincana, vindo a vencer os alunos do 5º ano da Escola Municipal Padre Bertollo e do 9º ano da Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes.

Segundo a diretora da Escola, a Gincana é realizada com o intuito de promover a educação cidadã entre os alunos das redes estadual e municipal que têm a oportunidade de estudar a Constituição Federal. “Neste ano, também abordamos o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) entre os alunos do 5º ano, e a Lei Maria da Penha para os alunos do 9º ano”, disse Marli Teixeira de Andrade Franco.

A presidente da Escola do Legislativo, vereadora Cecília Ferramenta, explicou que a gincana é um produto final que nasceu do sonho de levar educação política e cidadã para os alunos do município. “Nesse ponto, é fundamental o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Regional de Ensino, que nos apoia, abrindo a porta das escolas, para que os professores possam trabalhar os temas com os estudantes envolvidos”, disse Cecília.

Os temas são estudados por meio das obras da educadora e autora Madu Macedo, que escreveu o Livro Constituição em Miúdos I e II, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei Maria da Penha, entre outros. Ela cedeu o direito das obras ao Senado Federal, que as publicou e podem ser adquiridas na Biblioteca do Senado ou eletronicamente pelo portal.

Essa 2ª versão da Gincana foi maior que a primeira. O jogo da educação se divide em duas partes: a primeira leva em consideração a pontuação das quatro escolas que mais pontuarem, que seguem para a segunda etapa, que irão responder a cinco questões abertas. “Se ainda assim, houver empate, o jogo passa a ter formato de mata-mata, com questões de conhecimentos gerais”, explicou Marli.

Ela ainda reiterou o quanto a Gincana foi concorrida. “Presenciamos todo esse processo de empate e de disputa no formato mata-mata com alunos do 5º ano que se prepararam muito. Foi muito gratificante ver estudantes tão empenhados e que estudaram tanto disputado”, disse o vice-presidente da Câmara, Adiel Oliveira.

Campeões – Foram campeões os alunos da Escola Municipal Pedro Bertollo (5º ano) Laura Brandão Coelho Leite e Tiago Lana Luna.

Tiago e Laura, 5º ano da E.M. Padre Bertollo.l

Já do 9º ano, foram as alunas da Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes Ana Luiza Ferreira Fonseca e Grazielle Valentim de Paula.

Ana Luiza e Graziella, 9º ano da E. E. Sônia Maria Silva Gomes

A professora que estudou os livros com os alunos na Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes foi a Angélica de Castro Campideli.  “Esse bicampeonato de 9º ano trouxe muita alegria e autoestima para a escola. Nossos alunos do 5º ano foram os vice-campeões e eu tenho trabalhado as obras da Madu, em sala de aula, não apenas com os que vêm concorrer na Câmara, mas em outras séries que dou aula, e sempre é uma satisfação para a gente”, disse Angélica.

Confira como foi a final da Gincana do Saber assistindo a gravação: