Início do conteúdo

LOA: Câmara de Ipatinga aprova 314 emendas impositivas


Publicada em 29/12/2022 16:46

LOA: Câmara de Ipatinga aprova 314 emendas impositivas

Parlamentares também votaram a favor de cinco emendas que alteram o texto da Lei Orçamentária Anual de 2023


Os vereadores da Câmara de Ipatinga aprovaram ao todo314 emendas impositivas, sendo destas, 7 subemendas, em sessão ordinária, nesta semana. 

A emenda impositiva é o instrumento pelo qual os vereadores podem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual, destinando recursos do município para determinadas obras, projetos ou instituições. 

O direcionamento das verbas se dá por meio de projetos de emendas específicas dos vereadores, e o Poder Executivo verifica a viabilidade da execução e é obrigado a cumprir aquilo que foi determinado pelo parlamentar.

A execução das emendas parlamentares individuais fica limitada ao valor de até 1% da receita corrente líquida do exercício anterior, sendo que o texto determina que 0,5% seja destinado à área de saúde. 

Os parlamentares aprovaram ainda cinco emendas que alteram o texto da Lei Orçamentária Anual de 2023. Tais emendas podem acrescentar, suprimir ou modificar determinados itens do projeto de lei orçamentária enviado pelo Executivo. 

O destaque é a emenda que altera de 25% para 5% o valor que o Poder Executivo detém para livre remanejamento no orçamento, sem precisar de autorização da Câmara de Ipatinga. 

“Diminuindo a margem, a necessidade de aprovação pela Câmara de Ipatinga aumenta e, consequentemente, a fiscalização e controle por parte dos vereadores. O orçamento público é uma peça conjunta do Legislativo e Executivo”, disse a vereadora Professora Mariene, autora da emenda. 



 

Início do rodapé