Projeto aprovado pela Câmara vira lei e valoriza cultura urbana

Publicada em 02/02/2023 15:37

Projeto aprovado pela Câmara vira lei e valoriza cultura urbana

A partir desse ano, 11 de agosto será comemorado em Ipatinga como o “Dia do Hip Hop”, em homenagem e reconhecimento a esse importante movimento da cultura urbana que mobiliza jovens em todos os cantos da cidade.

O “Dia do Hip Hop” foi instituído por meio de Projeto de Lei de autoria da vereadora Cecília Ferramenta (PT), aprovado por unanimidade pela Câmara, no fim do ano passado, que deu origem à Lei Municipal nº 4.511.

Embora mais conhecido por suas danças acrobáticas e suas rimas declamadas em grande velocidade sobre uma base rítmica, o hip hop emergiu em meados da década de 1970, nos subúrbios negros e latinos de New York (EUA), e engloba quatro manifestações artísticas presentes no nosso cotidiano: breakdance, MCing (mestre de cerimônias), DJing (disc jockey) e graffiti.

O break, com seus B. boys e B. girls, representa o corpo com dança; o MC, o cérebro; o DJ, a alma, essência e raiz do movimento; e o graffiti, a expressão da arte e comunicação. Um quinto elemento foi adicionado posteriormente: o conhecimento.

AUTOESTIMA – Autora do projeto que deu origem à lei, Cecília Ferramenta destaca a presença da cultura urbana em Ipatinga, em especial o hip hop, sua capacidade de mobilização de grupos em vários bairros e sua importância para elevar a autoestima da juventude, principalmente a periférica.

“Trata-se de um reconhecimento à importância dessas manifestações na abertura de caminhos para setores marginalizados da sociedade através da cultura”, ressalta a vereadora.

Um dos precursores e principais nomes do hip hop em Ipatinga e no Vale do Aço, Wesley Luiz Costa Ribeiro, que se apresenta com B. Boy Luizin, saudou a aprovação do “Dia do Hip Hop” pela Câmara de Ipatinga como um marco na cultura popular.

“Desde seus estágios iniciais, o hip hop esteve praticamente entrelaçado com a política, e agora temos o reconhecimento oficial. Sabemos da importância do lugar onde estamos, e essa lei vai valorizar ainda mais a cultura e a história da nossa cidade”, finaliza B. Boy Luizin, que é o fundador do Portal de Cultura Urbana e também educador social e membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Ipatinga.

Foto: Vereadora Cecília Ferramenta, autora da lei, com B. Boy Luizin.