Início do conteúdo

Lei cria a “Semana de Incentivo à Prática de Brincadeiras Infantis Tradicionais”


Publicada em 03/02/2023 17:55

Lei cria a “Semana de Incentivo à Prática de Brincadeiras Infantis Tradicionais”

O projeto tem como objetivo incentivar a prática de brincadeiras tradicionais e resgatar as brincadeiras de antigamente que estão esquecidas pelas crianças de hoje em dia.

 

Uma proposta de lei que instituiu a "Semana de Incentivo à Prática de Brincadeiras Infantis Tradicionais" foi aprovada em 1ª votação na reunião extraordinária desta sexta-feira (3), na Câmara Municipal de Ipatinga.

O projeto (PL nº 207/22) tem como objetivo incentivar a prática de brincadeiras tradicionais e resgatar as brincadeiras de antigamente que estão esquecidas pelas crianças de hoje em dia.

A "Semana de Incentivo à Prática de Brincadeiras Infantis Tradicionais" será realizada anualmente na cidade, durante a primeira semana do mês de outubro, e terá como foco a promoção de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras que faziam parte do cotidiano das crianças de outras gerações. 

"Acreditamos que as brincadeiras tradicionais são fundamentais para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Além disso, resgatar essas brincadeiras é uma forma de preservar nossa cultura e nossas raízes", afirmou o vereador Zé Terez (PSL), autor do projeto.

A "Semana de Incentivo à Prática de Brincadeiras Infantis Tradicionais" contará com a participação de escolas, associações de moradores e centros culturais, que trabalharão juntos, com apoio do governo municipal, para a realização de atividades lúdicas e jogos para crianças de todas as idades.

É facultado ainda ao Poder Executivo promover parcerias com a iniciativa privada. 

Entre as atividades elencadas, estão soltar pipa, jogar bolinha de gude, rodar pião, pular corda, andar de carrinho de rolimã, dançar ciranda, brincar de telefone sem fio, além de outras mais.  

A prática de brincadeiras tradicionais é elogiada por pais, educadores e especialistas, que destacam a importância de incentivar a prática e de valorizar a cultura local. A "Semana de Incentivo à Prática de Brincadeiras Infantis Tradicionais" será realizada pela primeira vez já neste ano e está sendo aguardada com expectativa pelas crianças da cidade.

Assista à reunião:

Imagem: Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP

Início do rodapé