Início do conteúdo

Proposta institui sessão de cinema adaptada para pessoas com transtorno do espectro autista


Publicada em 06/02/2023 16:26

Proposta institui sessão de cinema adaptada para pessoas com transtorno do espectro autista

As empresas proprietárias de salas de cinema devem oferecer no mínimo uma sessão mensal destinada a esse público, identificada com o símbolo mundial do TEA

 

Um projeto de lei aprovado em 2º turno tem como objetivo tornar as sessões de cinema mais acessíveis e acolhedoras para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). A aprovação foi nesta segunda-feira (6), em reunião extraordinária. 

De acordo com a proposta (PL n° 253/22), que segue para sanção do Poder Executivo, as salas de cinema deverão oferecer sessões especiais, adaptadas às necessidades desses espectadores, com ambiente mais acolhedor, luzes mais fracas e som mais baixo. Também não serão exibidas publicidades comerciais.

Os filmes, conforme o texto da lei, devem necessariamente ser apropriados ao público com TEA. As empresas proprietárias de salas de cinema devem oferecer no mínimo uma sessão mensal destinada a esse público, identificada com o símbolo mundial do TEA. 

“O projeto objetiva oportunizar a inclusão das crianças e adolescentes na vida social em todos os aspectos, em especial nas sessões de cinema”, justificou a vereadora Professora Mariene, autora da iniciativa.   

A expectativa é de que, se sancionado, o projeto possa ser implementado no município de Ipatinga já de imediato, “oferecendo uma experiência de cinema mais agradável e confortável para todos os espectadores”. 

“Essa iniciativa demonstra nosso compromisso em promover a inclusão e acessibilidade para todos, tornando o cinema uma atividade ainda mais prazerosa e inclusiva”, afirma a parlamentar.


Assista à reunião: 

Imagem destaque: Divulgação

Início do rodapé