Parlamentares visitam estrutura do Consurge, em Governador Valadares

Publicada em 14/02/2023 13:55

Parlamentares visitam estrutura do Consurge, em Governador Valadares

Presidentes do Legislativo e da Comissão Permanente de Saúde conheceram os trabalhos da Central de Regulação do Consurge, que vai atuar em Ipatinga e região

Os vereadores Ley do Trânsito (PSD) e Avelino da Cruz (PP) fizeram uma visita técnica em Governador Valadares, nesta segunda-feira (13), na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Leste de Minas (CONSURGE). Eles estavam acompanhados do secretário de saúde de Ipatinga, Cléber de Faria.

A visita teve como objetivo conhecer os trabalhos e o funcionamento do consórcio responsável pela gestão e operacionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na região leste do estado.

Ao visitarem as repartições do consórcio e conhecerem as equipes técnicas, os parlamentares tiraram dúvidas a respeito do serviço que será prestado na região do Vale do Aço. Eles foram à Central de Regulação de Urgência (CRU), além da base do SAMU, na sede do Corpo de Bombeiros.

Para o chefe do Legislativo ipatinguense, esse relacionamento com a direção executiva e os coordenadores do consórcio é imprescindível. “É nossa responsabilidade conhecer as instalações físicas e ver de perto como funciona, para sanar as dúvidas da população”, disse o vereador Ley do Trânsito, presidente da Câmara de Ipatinga.

Para o presidente da Comissão Municipal de Saúde da Câmara de Ipatinga, vereador Avelino da Cruz (Vevê), é de fundamental importância levar para a população informações sobre o serviço de saúde que será prestado em Ipatinga e região. “Representamos a saúde com muita responsabilidade na Câmara, e o encontro foi mais uma oportunidade para informar a comunidade como vai funcionar essa ferramenta, que pretende auxiliar os serviços de urgência e emergência na nossa cidade", afirmou o vereador.

O Samu Municipal, em Ipatinga, vai se tornar Samu Regional, com a administração do Consurge, conforme aprovado pela Câmara Municipal de Ipatinga, no dia 27 de novembro de 2022, quando o Legislativo oficializou o protocolo de intenções para que o município fizesse parte do convênio de saúde, firmado com a Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG).

Um ponto importante que foi dito no encontro foi que, com o aumento da área de abrangência do serviço, estima-se que a região possa contar com 12 ambulâncias, que se revezarão para atender as ocorrências.

O secretário executivo do Consurge, Daltton Caetano, disse que o Samu Regional vai trazer muitos benefícios para a microrregião de Ipatinga. “Em breve estaremos à frente do Samu Regional e isso vai somar muito para toda a microrregião, pois teremos um suporte em outras cidades da região, que faz agilizar os atendimentos para a população”, afirmou.

As ambulâncias que prestam atendimento de urgência e emergência em Ipatinga vão continuar prestando os serviços, segundo o coordenador médico e diretor da Central de Regulação do Consurge, Cleiton Carvalho.

“Temos ainda o apoio do Corpo de Bombeiros para auxiliar no envio de ambulâncias. Trabalhamos com a vida humana, e essa vida precisa de resposta imediata. O atendimento vai continuar o mesmo, apenas sendo regulado de Governador Valadares. As ambulâncias que rodam em Ipatinga atualmente vão continuar atuando”, afirmou.