Câmara de Ipatinga recebe os diretores do Consurge

Publicada em 27/02/2023 16:33

Câmara de Ipatinga recebe os diretores do Consurge

Presidente do Legislativo convidou diretores do consórcio que vai administrar o Samu, em Ipatinga, para esclarecer dúvidas dos parlamentares sobre a transição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

Vereadores da Câmara de Ipatinga participaram, nesta segunda-feira (27), de um encontro com a direção executiva e da Central de Regulação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Leste de Minas (CONSURGE), a convite do Presidente da Casa, o vereador Ley do Trânsito. Durante a reunião, os parlamentares de Ipatinga puderam tirar dúvidas sobre os trabalhos e o funcionamento do consórcio responsável pela gestão e operacionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na região leste do estado.

Para o chefe do Legislativo ipatinguense, esse encontro com a direção do consórcio é de fundamental importância para sanar dúvidas dos vereadores. “Os vereadores precisam estar cientes de tudo e tirar todas as dúvidas quanto à transição do Samu, porque são os representantes do povo na nossa cidade, e é nossa responsabilidade acompanhar de perto e fiscalizar todo o processo em relação ao funcionamento de um serviço de extrema importância para a nossa Ipatinga e região”, disse o vereador Ley do Trânsito, presidente do Legislativo.

O Samu Municipal, em Ipatinga, vai se tornar Samu Regional, com a administração do Consurge, conforme aprovado pela Câmara Municipal de Ipatinga, no dia 27 de novembro de 2022, quando o Legislativo oficializou o protocolo de intenções para que o município fizesse parte do convênio de saúde, firmado com a Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG).

Entre os pontos esclarecidos na reunião, a questão do aumento da área de abrangência do serviço foi bastante abordada. Segundo o Consurge, estima-se que a região possa contar com 12 ambulâncias, que se revezarão para atender as ocorrências.

O diretor executivo do Consurge, Daltton Caetano, disse que o Samu Regional vai trazer muitos benefícios para a microrregião de Ipatinga. “Essa transição vai melhorar muito a saúde no quesito urgência e emergência para toda a microrregião, pois teremos um suporte em outras cidades da região, que faz agilizar os atendimentos para a população”, afirmou.

As ambulâncias que prestam atendimento de urgência e emergência em Ipatinga vão continuar prestando os serviços, segundo o coordenador médico e diretor da Central de Regulação do Consurge, Cleiton Carvalho.

“Temos ainda o apoio do Corpo de Bombeiros para auxiliar no envio de ambulâncias. Trabalhamos com a vida humana, e essa vida precisa de resposta imediata. O atendimento vai continuar o mesmo, apenas sendo regulado de Governador Valadares. As ambulâncias que rodam em Ipatinga atualmente vão continuar atuando”, afirmou.

Também participaram da reunião no gabinete da presidência da Câmara os vereadores Avelino da Cruz e Hermínio Bernardo, além de representantes de vários outros parlamentares.