Câmara Municipal de Ipatinga aprova projetos que destinam recursos a Caixas Escolares

Publicada em 09/03/2023 15:55

As propostas alcançam valor de quase R$ 9,5 milhões e beneficiam 47 unidades de ensino do município

A Câmara Municipal de Ipatinga acaba de aprovar dois projetos de lei que visam destinar recursos a Caixas Escolares. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a gestão escolar e melhorar a qualidade do ensino.

Os Projetos de Lei nº 33/2023 e 34/2023, de autoria do Poder Executivo, receberam aprovação unânime, em reunião extraordinária, nesta quinta-feira (9).  Juntas, as propostas alcançam o valor de quase R$ 9,5 milhões.

47 escolas municipais serão beneficiadas com os repasses.

As matérias votadas pelos membros da Câmara de Ipatinga têm um impacto significativo na manutenção da estrutura escolar e nas despesas de custeio das unidades de ensino.

O presidente da Câmara de Ipatinga falou sobre a aprovação. “A medida é uma prova do compromisso da Câmara Municipal de Ipatinga em ajudar as escolas na manutenção da educação na cidade. Ao aprovar esses projetos de lei, a Câmara está demonstrando sua determinação em garantir que as escolas tenham recursos adequados para fornecer uma educação de qualidade para todos os alunos”, disse o vereador Ley do Trânsito.

Professora e licenciada da Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus para exercer o mandato legislativo, a vereadora Professora Mariene destacou a importância da matéria. “É gratificante saber que estamos contribuindo diretamente para a melhoria da educação do nosso município. Esta medida irá impactar positivamente a vida de nossos alunos, professores e pais, que poderão contar com escolas mais equipadas e preparadas para oferecer um ensino de qualidade”, disse ela.

Os projetos de lei seguem agora para a sanção do prefeito municipal.

CAIXA ESCOLAR: O QUE É?

Caixa Escolar é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo gerenciar recursos financeiros e materiais para apoiar as escolas.

Geralmente, as Caixas Escolares são formadas por pais, professores e membros da comunidade local, que se unem para ajudar a financiar as necessidades da escola, tais como a compra de materiais escolares, a manutenção da infraestrutura, a organização de eventos escolares, entre outros.

As escolas podem depositar recursos financeiros na conta da Caixa Escolar, que os gerencia e os aplica de acordo com as necessidades da escola.

Em resumo, as Caixas Escolares são organizações importantes para a gestão eficiente e transparente de recursos financeiros e materiais destinados às escolas, permitindo que a comunidade local se envolva diretamente na melhoria da qualidade da educação.

Imagem: Divulgação/PMI