Vereadora representa Minas em fórum de mulheres no ES

Publicada em 16/03/2023 16:28

Vereadora representa Minas em fórum de mulheres no ES

Cecília abordou a questão do protagonismo feminino na política e a falta de representatividade feminina

A vereadora Cecília Ferramenta (PT) participou de um encontro estadual de mulheres promovido pela Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (ASCAMVES). Cecília foi palestrante e a única representante de Minas Gerais no III Fórum das Mandatárias Capixabas, realizada no dia 10 de março, no plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em Vitória.

“Os Desafios da Mulher no Exercício do Mandato” foi o tema da palestra de Cecília Ferramenta, que foi o principal painel do encontro em Vitória. Ela falou sobre sua trajetória, com dois mandatos de deputada estadual e um de prefeita de Ipatinga, e defendeu o protagonismo feminino na política, em todos os níveis, e uma agenda mais igualitária.

“As mulheres são 53% do eleitorado, mas sua representatividade política ainda é muito pequena”, constata Cecília Ferramenta, que, como exemplo, citou os números de deputadas estaduais em Minas Gerais (15 de 77) e do Espírito Santo (4 de 30).

Cecília lembrou que o direito das mulheres ao voto foi regulamentado em 1932, mas elas ainda constituem minoria na política. “Precisamos de mais mulheres no Executivo e no Legislativo. Para votar leis e fazer políticas para mulheres, ninguém melhor do que nós próprias para expor e considerar as suas necessidades em relação às diversas matérias que passam pelo debate legislativo. Quando as mulheres possuem maior representatividade política, mais recursos são investidos em saúde e educação, dois dos pilares centrais de um país preocupado com o seu povo”, afirma a vereadora ipatinguense.

POLÍTICAS PÚBLICAS – “A participação feminina na política brasileira está muito aquém de representar a participação geral das mulheres na sociedade. Apesar de termos vozes muito fortes, bravas e importantes, ainda temos um número pequeno de mulheres no parlamento, nos partidos e em outros espaços políticos. A ampliação da participação das mulheres na política brasileira é também um meio de conquistar mais e melhores políticas públicas voltada para a vida delas”, concluiu Cecília Ferramenta.

O encontro em Vitória foi coordenado pelo presidente da ACAMVES, Cezar Ronch, que é vereador em Marechal Floriano (ES). Entre outras convidadas, além de vereadoras de várias cidades, também participaram do evento a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Jacqueline Morais; a procuradora geral do estado, Luciana Andrade; a deputada federal Jackie Rocha e as deputadas estaduais capixabas Iriny Lopes e Camila Valadão; a vice-prefeita de Vitória, Estéfane Franca Ferreira; a prefeita de Boa Esperança, Fernanda Milanese.